O portal de conteúdo da Microsoft, o MSN, anuncia, nesta segunda-feira (8) sua maior transformação dos últimos 15 anos. Agora, a plataforma vai funcionar como um grande agregador de notícias - provenientes de 1,2 mil publishers parceiros conquistados no mundo todo, entre eles veículos impressos, TVs e produtoras de conteúdo vinculadas a figuras renomadas, como Jamie Oliver. O Estadão será o jornal de destaque no canal de notícias. BBC Brasil, ESPN e Forbes e Reuters também estão entre os parceiros do MSN.
Todas as seções do portal terão sua versão em aplicativo móvel - inicialmente, pré-instalados no Windows 8, sistema operacional da Microsoft com versões para desktop e dispositivos móveis. Até o fim do ano, os aplicativos também estarão disponíveis para Android e iOS, da Apple.
No Brasil, os acessos ao Windows 8 já superaram o tradicional Windows XP, segundo o StatCounter, que monitora a participação das marcas nesse segmento. O Windows Phone ocupa o terceiro lugar no mercado de smartphones do País. O novo MSN pode ser acessado, a partir de hoje, por usuários que aceitarem o convite para visitar a versão beta. Nos próximos meses, a Microsoft lançará a versão oficial. A empresa não especifica a data.
Além das novas categorias e de melhorias na navegação, o MSN será mais integrado aos outros serviços da Microsoft. Uma barra de ferramentas na parte superior da página dará acesso a Outlook.com, Office e Skype, por exemplo, e ao feed de notícias do Facebook e do Twitter. "Acreditamos que, com um MSN agora mais completo, isso provocará um aumento no tempo gasto dentro da plataforma e atrairá novos usuários", diz Swarowsky. A Microsoft trabalhou durante um ano na reformulação de seu portal. Hoje, o MSN é a maior homepage do Brasil, com 33,3% de penetração. [Com Agência Estado]