Você poderá ver Marte a olho nu nos céus nesta terça

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 08/04/2014 às 11:43

Foto: Divulgação/NASA. Foto: Divulgação/NASA.

O planeta Marte estará muito mais brilhante neste mês de abril e poderá ser visto a olho nu em todo o país na noite desta terça (8). Ele estará em oposição ao Sol, ou seja, cada um estará de um lado diferente da Terra.

As oposições ocorrem a cada dois anos, aproximadamente, quando Marte fica a uma distância mínima da Terra. O espaço entre os dois planetas na noite de hoje será 93 milhões de quilômetros.

O Observatório Astronômico do Alto da Sé, em Olinda, ligado ao Espaço Ciência, promove um encontro para que o público aproveite o momento. O lugar abre às 16h e conta com a ajuda de monitores especializados para observação de Marte com ajuda de telescópios. O acesso é gratuito, com término às 20h. O prédio, que foi fundado em 1890, fica na rua Bispo Coutinho, s/n, no Sítio Histórico.

LEIA MAIS

Conheça o Observatório da Sé

O astrônomo Jair Barroso, pesquisador do Observatório Nacional, explica que as distâncias variam consideravelmente. "Como comparação, em 2003 houve outra aproximação e os dois planetas ficaram a 56 milhões de quilômetros de distância, por uma questão de conjugação de órbitas".

O planeta vermelho vai aparecer ao Leste ao anoitecer. Vai cruzar o céu, próximo à Espiga, que é a estrela mais brilhante da Constelação de Virgem, e vai se por no Oeste ao nascer do Sol. Então, esta noite, olhando para cima, Marte será um ponto laranja.

Para os observadores do sistema solar, Barroso conta ainda que, olhando para o céu todos os dias por uma ou duas semanas, as pessoas vão notar as diferenças. "Marte vai aparecer praticamente com o mesmo brilho, mas irá mudando de posição em relação à estrela Espiga. Por ser um planeta que está mais perto da Terra, aparenta ter um deslocamento mais rápido", explica o astrônomo.

A lua vista a partir do Observatório, no Alto do Sé (Fotos: Fábio Jardelino/NE10). A lua vista a partir do Observatório, no Alto do Sé (Fotos: Fábio Jardelino/NE10).

Agenda astronômica em abril está movimentada

No dia 12 de abril, é a vez do Asteroide Vesta, um dos mais imponentes membros do cinturão localizado entre Marte e Júpiter, ser observado. As observações telescópicas serão feitas das 16h às 23h, no Observatório do Alto da Sé.

No dia 15 de abril, acontecerá um dos espetáculos astronômicos mais bonitos, o eclipse total da lua com início às 3h e máximo da sombra da Terra sobre a Lua às 4:45h. Para observação deste fenômeno, o Observatório estará especialmente aberto de 01h às 05h da manhã. Todas as atividades são gratuitas.

[Com Agência Brasil e Nasa]