#CPBr7: Internet das Coisas ganha destaque na Campus Party com hackathon


Você atingiu o limite de conteúdos que pode acessar.

#CPBr7: Internet das Coisas ganha destaque na Campus Party com hackathon

Letícia Saturnino
Publicado em 31/01/2014 às 14:14


Kit de desenvolvimento usa placa arduíno (Foto: Paulo Floro/NE10)

SÃO PAULO - Uma das tendências mais fortes da tecnologia este ano, a Internet das Coisas marcou presença nesta edição da Campus Party, que acontece em São Paulo até sábado (1º). Um hackathon foi aberto para que os campuseiros criem aplicações usando um kit de desenvolvimento distribuído entre selecionados no evento.

A internet das coisas é uma área da tecnologia que coleta e analisa dados em qualquer objeto. É muito usado pelas 'casas inteligentes', que usam sensores para controlar entrada de luz, umidade e até coleta seletiva de lixo. Empresas de confecção como sapatos e camisas também estão adotando essa tendência. A ideia é que qualquer novo dispositivos tenham algum tipo de conectividade, não importa se é uma geladeira ou um carro.

Na Campus Party, a Telefonica Vivo distribuiu um kit de desenvolvimento que consiste em uma pequena caixa com cinco sensores: abre e fecha, umidade, temperatura, iluminação e sonorização. A conectividade acontece por USB, mas o produto pode ser hackeado para inclusão de placa 3G. A placa tem como base o arduíno, uma plataforma de código aberto bastante acessível. "Esperamos que o resultado desse hackathon nos surpreenda. O hardware é bastante simples, mas as possibilidades do que pode ser feito com os dados é que é impressionante", disse Pablo Larrieux, diretor de inovação da Telefônica Digital. "Vai depender de cada desenvolvedor e do nicho de cada empresa".

A Telefonica já desenvolve aplicações comerciais tendo como base a Internet das Coisas. Uma delas está em fase de testes e monitora análises laboratoriais. Com isso é possível saber se o material coletado sofreu alguma alteração durante o trajeto.

O Google comprou no no passado a empresa Nest Labs por 3,2 bilhões de dólares. A Nest fabrica, principalmente, termostatos controláveis à distância e é um dos maiores nomes no mercado de casas inteligentes. Já a LG e Samsung seguem fortes na criação de smartTVs que se integrem ao ambiente. As possibilidades são muitos, como mostra toda essa movimentação do mercado.

* O jornalista viajou a convite da Telefonica/Vivo.

últimas
Mais Lidas
Webstory