Você leu {{ signinwall.data.visits }} de {{ signinwall.data.limit }} notícias.
Possui cadastro? Faça login aqui
{{ signinwall.metadata.blocked_text }}
Você atingiu o limite de conteúdos que pode acessar.
Para acessar o conteúdo, faça seu login abaixo:
Faça login ou cadastre-seA Internet se tornou o segundo meio de comunicação mais acessado no Brasil, perdendo apenas para a TV aberta. A informação está na Pesquisa Brasileira de Mídia 2013, trabalho realizado pelo Ibope Inteligência em parceria com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom). Foram feitas 18.312 entrevistas em 848 municípios dos 27 Estados.
A pesquisa, que o NE10 teve acesso, ainda está em fase de validação. Segundo a Secom, alguns números podem sofrer ajustes, mas não estão previstas alterações nas ordens de grandeza.
A pesquisa aconteceu da seguinte maneira: cada entrevistado poderia responder até três meios de comunicação que mais utilizam. A lista incluía TV aberta, rádio, jornal impresso, revista impresso e Internet. A TV aberta venceu com larga folga. 78% dos entrevistados responderam que têm na televisão a primeira opção de acesso à informação. A web aparece em seguida com 12%.
Em seguida ficou o rádio com 8%, jornal impresso (1%) e revista impressa (1%).
O recorte por faixa etária mostra um predomínio maior da internet. 25% dos jovens entre 16 e 25 anos responderam a internet como primeira opção de uso, contra 4% do rádio e 0% de jornais e revistas. A TV aberta ainda seguiu em primeiro, com 70%. Até a faixa dos 55 anos, a internet supera o rádio e até os 65 supera os jornais impressos.
Na intensidade de uso, a internet supera todos os veículos, com exceção da TV. 65% das pessoas disseram que assistem TV aberta todos os dias da semana, contra 19% do rádio, 5% do jornal e 1% da revista. A internet ficou com 25%.
No entanto, a Internet vence na média de horas usadas. Durante a semana, os entrevistados ouvidos disseram acessar a web durante 3,44 horas e 3,48 durante os finais de semana. Superou até mesmo a televisão, que é assistida por 3,25 horas durante a semana e 3,27 nos finais de semana. A menor média nessa categoria foi o jornal, com 1,09 horas de leitura.
A pesquisa completa deverá ser divulgada ainda nesse semestre.