UOL - O melhor conteúdo

Jogos digitais ajudam na prevenção do crack em Pernambuco

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 27/06/2013 às 9:00

crack

Dois jogos educativos desenvolvidos em Pernambuco estão sendo usados no enfrentamento ao crack no Estado. As Aventuras de Biu Biu e Desafios da Vida fazem parte de um projeto feito pela Universidade Católica de Pernambuco em parceria com a Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos do Governo do Estado. Agora eles serão apresentados na Campus Party Recife, que acontece em julho.

A ideia é promover a prevenção ao uso do crack por crianças de maneira mais divertida. Quem deu a ideia do projeto Grilado foi o curso de tecnologia em jogos digitais da Unicap. No primeiro jogo, As Aventuras de Biu Biu, os personagens precisam ficar fora do alcance dos vilões, os Monstros de Pedra.

crack2

Já Desafios da Vida é um espécie de simulador que mostra a jornada de dois jovens em relação ao futuro. O jogador precisa fazer escolhas para levar os personagens em um caminho longe das drogas. Os jogos têm um tom educativo forte, mas é possível ver a busca por uma jogabilidade que motive crianças a participar. "É importante tornar mais lúdica a maneira de abordar esse tema com crianças de 6 a 11 anos, o que ajuda no engajamento", disse o coordenador do curso de jogos digitais, Breno Carvalho, em entrevista ao NE10.

"Usamos a dinâmica de aprendizagem dos jogos para passar temas sérios de forma divertida, o que possibilita uma experiência de aprendizagem como também torna mais fácil a memorização das mensagens através de analogias que o professor e os alunos vão construindo a partir do jogo", explicou. Os dois jogos serão apresentados na Campus como um case do uso da tecnologia no combate às drogas.

Os jogos por enquanto possuem apenas versão para web.