Como a série House of Cards mudou o Netflix (e pode mudar a TV)

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Como a série House of Cards mudou o Netflix (e pode mudar a TV)

Letícia Saturnino
Publicado em 13/02/2013 às 14:11
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Seriado custou US$ 100 milhões e é parte da estratégia da empresa em reconquistar relevância com conteúdo original

A série House Of Cards é a maior empreitada da Netflix para conseguir mais audiência e se renovar. A empresa pagou US$ 100 milhões, segundo estimativas, para duas temporadas da série estrelada por Kevin Spacey. Segundo o executivo-chefe da empresa Ted Sarandos, o seriado é a maior audiência da história do serviço de stream.

O Netflix, que chegou ao Brasil ano passado, é o mais famoso serviço de streaming de filmes e séries do mundo. Começou como um aluguel a domicílio de títulos e fez a transição para o digital, atuando em diversas plataformas. Para usar, é preciso pagar uma assinatura. No Brasil, é possível assistir aos conteúdos através do computador, aplicativos para TVs inteligentes, PS3, entre outros. Com House of Cards, o Netflix conseguiu uma relevância que estava sendo posta em xeque há alguns meses.

Essa inovação mostrou resultados, o problema é que os números não são exatos. A Procera Networks, empresa que monitora tráfego eletrônico de dados, disse ao jornal The Telegraph, que "11% dos assinantes do Netflix assistiram a pelo menos um episódio da série". O Netflix não revela a audiência, pois diz que a comparação com a audiência da TV tradicional é desigual. "Estamos felizes com a recepção da série junto à mídia, nas redes sociais e aos nossos assinantes em seus reviews".

Uma nova TV

Outras séries originais já foram lançadas pelo Netflix, como Lilyhammer. Mas, House of Cards ganhou toda essa repercussão, sobretudo por ter sido lançada de forma simultânea em todo o mundo. Usuários brasileiros puderam assistir tudo com legendas e acompanhar todos os comentários que estavam sendo feitos pelas redes sociais.

Outros serviços de streaming de filmes, como Hulu e Amazon também planejam a criação de séries originais, estamos vendo uma mudança de panorama na TV como a conhecemos. "Nós somos a nova televisão que não está na televisão", disse Kevin Spacey.

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