Estudo mostra que 88% das empresas brasileiras estão nas redes sociais

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 16/01/2013 às 15:32
engajamenmto-612x314 FOTO:

engajamenmto-612x314

Um estudo publicado nesta quarta (16) mostrou que 88% das empresas brasileiras estão nas rede sociais. A Burson-Marsteller realizou o estudo chamado de Latin America Social Media Check-up, em que examina como as 25 maiores empresas do Brasil e de outros países da América Latina utilizam as plataformas das redes sociais mais populares: o Twitter, o Facebook, o YouTube, blogs e o Google Plus.

O estudo descobriu que 88% das companhias brasileiras utilizam pelo menos uma das mídias sociais analisadas como plataforma de comunicação, o que representa um aumento de 25 pontos percentuais desde 2010. O índice está acima da média da América Latina, de 65%, e global, de 87%. O Twitter se destacou como a plataforma que mais cresceu, sendo utilizado por 53% das empresas analisadas na América Latina, contra 50% do Facebook. Desde 2010, a média de seguidores por perfil corporativo analisado saltou de 19.023 para 66.958.

"O estudo mostra não só o aumento da presença das empresas nas redes sociais, mais um crescente engajamento das organizações", afirma Ramiro Prudencio, CEO da Burson-Marsteller para a America Latina. "Mais da metade das organizações conversa com seus seguidores através das respostas (@) e retweets. O número de "Likes" por página no Facebook cresceu exponencialmente. Hoje, as empresas não divulgam conteúdo, mas estabelecem diálogo com suas audiências”.

Foram analisadas 25 maiores empresas em faturamento na Argentina, Colombia, Chile, Mexico, Peru, Porto Rico, Uruguai e Venezuela, além do Brasil.