UOL - O melhor conteúdo

Hacker que criou jailbreak para o iPhone não trabalha mais para a Apple; foi tudo um plano?

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 20/10/2012 às 9:19
19-nicholas-allegra-600x324 FOTO:

Na sexta (19), o BlogdoIphone anunciou que Comex (codinome de Nicholas Allegra, 20 anos), ex-hacker do Jailbreak e ídolo dos programadores foi desligado da Apple. Ano passado, ele foi contratado pela empresa fabricante do iPhone, mesmo sendo um dos cabeças no sistema que quebra o código do iOS.

O jailbreak é um processo que permite fazer modificações em dispositivos com iOS. A Apple não permite essa prática, ainda que não tenha se pronunciado oficialmente sobre o assunto. Fazer jailbreak é algo controverso entre os consumidores do iPhone. Mas, como diz o Lifehack, há vantagens e desvantagens.

Fotos: Divulgação

A Apple ganhou bastante com a contratação de Comex. Hacker conhecido, ele foi uma aquisição boa na empresa, já que conhece como poucos todas as falhas do OS. Um ano antes, o estudante tinha inventado um método tão simples que permitia fazer um jailbreak até em um avião em movimento.

Segundo Comex disse à Forbes, ele foi demitido por esquecer de responder a um email. A empresa queria renovar o contrato, mas ele acabou perdendo a oportunidade. "Desde a semana passada, e depois de cerca de um ano, já não estou ligado à Apple. Quanto ao porquê? Porque me esqueci de responder a um email".

Agora, o ex-hacker deve completar os estudos. Ainda segundo o Blog do iPhone, Comex não deve retornar ao grupo de jailbreak. Como assinou contratos de confidencialidade com a Apple, está em uma situação comprometedora, já que descobriu muita coisa enquanto esteve no quadro de funcionários.

Tanto antes quando o contratou, quanto agora que o demitiu, a Apple saiu ganhando com sua relação com um dos hackers mais conhecidos do mundo. Para muitos programadores radicais, tudo não passou de uma estratégia da empresa. E Comex, no final, não percebeu que foi enganado desde o início. Será mesmo?

https://twitter.com/comex/statuses/259032253877862400