Sony e Panasonic se juntam para desenvolver telas de OLED mais baratas

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 25/06/2012 às 18:08
459562-samsung-oled-tv FOTO:

Samsung apresenta sua TV de OLED durante a CES 2012 (Foto: AFP)

As fabricantes de TVs inteligentes, Sony e Panasonic, duas das maiores empresas do setor, anunciaram uma parceria para desenvolver uma nova tela, mais moderna e também mais baratas, de OLED. Apesar de desenvolverem a tecnologia em conjunto, as marcas irão vender os aparelhos cada uma separadamente.

Os painéis OLED concorrem para ser uma das tecnologias das telas das TVs no futuro. A vantagem maior é que elas criam sua própria luz, utilizando uma camada de material orgânico que brilham quando recebem uma carga de eletricidade. Com isso, as cores são mais nítidas, com pretos mais profundos e maior fidelidade das matizes. A resolução também seria a maior hoje no mercado.

As marcas já investem no OLED e fizeram apresentações com o produto, como a Samsung. O problema é o preço. A maioria hoje saem na casa dos R$ 10 mil. A parceria entre a Sony e Panasonic sinalizam um barateamento nos custos de produção - e consequentemente ao usuário final. Os televisores neste formato poderão sair com 55 polegadas, em média.

Curiosamente, tanto Sony quanto Panasonic enfrentam queda nas vendas desse segmento nos últimos anos. Conseguir desenvolver OLED mais baratos faria as duas saírem na frente da concorrência. [Via Gizmodo, The Verge]

Sony enfrenta dificuldades no setor de televisores (Foto: AFP)