Foto: AFP
Principal acusado de violação de direitos humanos nos documentos vazados pelo Wikileaks, os EUA evitaram comentar o pedido de asilo político de Julian Assange, fundador do site. Assange fugiu de sua prisão domiciliar na Inglaterra, nessa terça (19).
LEIA MAIS
Assange diz que Governos não têm direito de esconder informarções
Assange diz que grande imprensa é mentirosa
Um porta-voz do Departamento de Defesa americano para Assuntos Hemisféricos, William Ostick, disse à agência EFE, que isto "é um assunto entre Suécia, Reino Unido e do próprio Equador". Assange fugiu e pediu asilo na embaixada do Equador, no Reino Unido depois que não coube mais apelação na corte inglesa sobre sua extradição para a Suécia, onde é acusado de crimes sexuais.
Assange diz que sofre perseguição política por causa dos documentos que revelou ao mundo através do Wikileaks. O jornalista australiano de 40 anos é reivindicado pela Suécia por estupro de duas mulheres às que conheceu durante uma viagem a Estocolmo em agosto de 2010 e com as quais assegura que manteve relações consentidas.
Os advogados de Julian Assange temem que, uma vez na Suécia, o ativista seja entregue aos Estados Unidos para ser julgado por traição pelo vazamento de telegramas diplomáticos. [Com EFE]