UOL - O melhor conteúdo

Viral: Maior webhit do ano, "Mainha Painho" terá continuação

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 17/06/2012 às 16:17
companhia-da-lapada-mainha-painho FOTO:

Saiu do Recife um dos maiores virais deste ano, o hit "Painho Mainha", da banda de brega Companhia da Lapada. O clipe - cheia de palavrões e gírias - traz muitas referências locais, mas a letra é tão literal, que acaba criando empatia com qualquer audiência. A história fala de uma menina que vive um namoro proibido e tenta a aceitação dos pais após ter sido dedurada (em bom nordestinês, "cabuetada") pela prima. Em entrevista ao NE10, Kleber Lapada, empresário e compositor do grupo revela que uma continuação já está sendo produzida.

Veja o clipe "Mainha Painhoa", da Companhia da Lapada

"Vamos chamar o mesmo pessoal para gravar o segundo clipe", diz Kleber. A garota que saiu de casa para morar com seu amor proibido, agora descobre que a vida não era tão simples como pensava, se arrepende e decide voltar a morar com o pais. O nome da música: "Mainha Painho, Deixa Eu Voltar Pra Casa". Gravado no bairro do Ipsep, Zona Sul do Recife, o viral é o típico faça-você-mesmo que predomina na meio brega. Todos os personagens foram interpretados pela própria banda ou por amigos. O orçamento foi pífio.

O resultado dessa empreitada despretensiosa resultou em mais de 1,4 milhão de visualizações no YouTube em menos de um mês e diversas paródias, o que transformou o viral local em um meme. "Não esperávamos essa repercussão toda. Pensamos que seria só mais um clipe de brega na internet, que já é bastante comum", diz Kleber. Apesar de não ter previsto o sucesso, a Companhia da Lapada mostra uma relação madura com a internet e sabe aproveitar o poder que o meio possui na divulgação de artistas.

"A web diminuiu muito nossos custos, sobretudo em relação à prensagem de CDs e é nossa melhor forma de divulgação. Temos 10 perfis no Facebook e quando fazemos uma música enviamos para uma média de 50 mil pessoas". Kleber Lapada já é reincidente em virais no YouTube. Ele é um dos autores do hit "Minha Mulher Não Deixa Não", que estourou em 2009 depois que caiu na rede um vídeo filmado em Paulista de três jovens cantando a música.

Depois de terminar com a banda Lapada, ele chamou a cantora Duda Belo e o instrumentista Bola Mix para formar a Companhia da Lapada. Entre a formação e a divulgação de "Mainha Painho" na web, foram apenas dois meses. "Está acontecendo tudo muito rápido que não está dando para acompanhar. Esse hit mudou tudo", conta. "Agora, fazemos uma média de 6 a 7 shows por semana".

Mas, o sucesso também gerou reações contrárias. Acusados de promover baixaria e violência, ele se defende. "Apesar da letra forte, falamos a linguagem do povo. Queríamos algo que fosse natural e verdadeiro. Todo mundo faz tudo muito certinho, mas soa falso", reclama.

O hit já ganhou até uma versão em inglês. Veja abaixo.

Foto Allan Henrique via Don'tTouchMyMoleskine.