Amor pela gastronomia passado de pai para filhos

Malu Silveira
Malu Silveira
Publicado em 09/08/2016 às 15:20
pai-e-filha-cozinhando FOTO:
Leitura:

banner-pai

Imagem de Amaury da Costa Pinto cozinhando com a filha Filipa, de 4 anos (Foto: acervo pessoal) Amaury tomou gosto pela gastronomia ao aprender com o pai a se aventurar pela cozinha e agora passa os truques para os filhos, Filipa e Antônio (Fotos: acervo pessoal)

Se uma coisa é certa no mundo da gastronomia, é a máxima de que os ensinamentos culinários passam de geração para geração. Se o administrador Amaury da Costa Pinto, 38 anos, aprendeu ainda pequeno com seu pai, Ricardo, a se aventurar com as panelas, os seus filhos, a pequena Filipa, de 4 anos, e o caçula, Antônio, 1 ano, já seguem os mesmos passos do pai na cozinha. E neste domingo (6), comemoração do Dia dos Pais, certamente não será diferente.

CONFIRA TAMBÉM:

» Surpreenda no Dia dos Pais, faça uma deliciosa paella marinera para o almoço especial!

» Faça um menu completo para o Dia dos Pais com receitas práticas e deliciosas

"Na minha casa, todos os homens da família do meu pai adoram cozinhar e sempre fomos nós que assumimos a cozinha nas festas de fim de semana. Eu fui criado com meu pai dentro da cozinha, adoro cozinhar para muita gente. Por volta dos 18 anos, comecei a arriscar uns pratos baseados no que sempre comi em casa, só que um pouco mais sofisticados. Aí fui criando gosto", relembra Amaury.

Assim como foi com Amaury, a paixão pela culinária é incorporada pelo administrador e sua esposa, a bióloga Manuela Alcoforado, 32, no cotidiano da nova geração de forma natural e divertida. "Quando eu era mais novo, por conta própria já colocava um tempero a mais na comida, como gengibre e pimenta. Aqui em casa, também faço isso, sempre estimulando meus filhos a gostar da culinária. Tenho minha horta e levo Filipa para plantar em casa. Ela me espera para chegar em casa e fazemos toda noite a comida juntos na cozinha, vamos temperando os ingredientes, cortando os legumes e ela escolhe o que vai comer", conta o administrador.

Amaury e Manuela ensinam aos filhos a gostar da culinária de forma natural e divertida Amaury e Manuela ensinam aos filhos a gostar da culinária de forma natural e divertida

Com o caçula Antonio, a "iniciação" já está próxima de começar. "Antônio também adora comer e com certeza vou estimular o gosto pela cozinha. Tento burocratizar o mínimo possível a comida, tornando a hora da alimentação uma coisa prazerosa para os pequenos. Eu sempre digo que vou fazer de tudo para ter um chef aqui em casa", brinca Amaury.

Quando questionado como será a comemoração do Dia dos Pais, Amaury não teve dúvida ao responder qual vai ser o cenário da festa. "Em outras datas comemorativas, eu gosto de receber e cozinhar, mas no Dia dos Pais eu não tenho muito direito de cozinhar tudo porque meu pai e meus tios já querem levar seus pratos. Nessas datas, nós sempre cozinhamos juntos. Metade da festa fica mesmo é abrindo panelas e rodando pela cozinha".

Mais lidas