UOL - O melhor conteúdo

Escorredor de pratos e vazamento na pia podem atrair o mosquito da dengue; confira cuidados

Malu Silveira
Malu Silveira
Publicado em 15/06/2015 às 15:30
pia-235 FOTO:
Leitura: 2min

Barrinha Brilux

Imagem de água escorrendo para o ralo da pia (Foto: Free Images) Vazamentos na pia da cozinha ou acúmulo de água em objetos como o escorredor de pratos podem atrair o mosquito da dengue (Foto: Free Images)

Quando o assunto é dengue, geralmente ficamos mais atentos a possíveis focos na área externa da casa, esquecendo outros espaços espalhados pela residência. Se não tomarmos alguns pequenos cuidados, a cozinha pode se transformar em mais um criadouro potencial - ambientes nos quais a água parada, por menor quantidade que se acumule, têm todos os "requisitos" para virar um foco do Aedes Aegypti.

Assim como a geladeira e o gelágua, o escorredor de pratos, muito comum na cozinha, é mais um dos objetos que acumulam água e que pode virar mais um ambiente propício para o mosquito depositar suas larvas. Por isso, nunca esqueça de, após recolher os pratos enxutos do escorredor, despejar a água que ficou acumulada no equipamento. A dica é do gerente de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife, Jurandir Almeida.

Fique atento também a possíveis vazamentos na pia, assim como acúmulo de água ao redor dela. "Esse pinga pinga acumula água na parte interna do balcão. Como é o local que geralmente não vemos, não verificamos. Por isso é importante sempre verificar se está tudo certo com o encanamento. Todo acúmulo de água tem potencial para se transformar em foco", alerta o especialista.

Se você costuma deixar jarros de planta espalhados na cozinha - ou em qualquer outro cômodo - é bom também prestar atenção neste hábito. "O importante é sempre colocar a areia no vaso. Quando você tem areia, impede o contato dos ovos com a água", explica Jurandir Almeida. O ideal é encher o vaso com areia até a borda e sempre deixar a vasilha que fica sob o jarro completamente seca.

Mais lidas