Barreado é um prato típico e tradicional do estado do Paraná. Foto: internet
Quando a gente fala em Barreado, pensamos logo em uma receita do Rio Grande do Sul ou de Mato Grosso. Isso porque o nome do prato lembra a cultura desses dois estados. Mas não se engane! O barreado (ou carne barreada) é, na verdade, um prato típico e tradicional do litoral paranaense. Sua origem, gente, remonta há mais de 300 anos e [e atribuída aos portugueses, que vieram para o litoral do Paraná no século XVIII!
Os registros indicam a vila de Guaraqueçaba como “disseminadora” da receita. O tempero foi acertado com a ajuda de outras manifestações culturais. O mais impressionante é que a simplicidade na preparação do prato garantiu que o Barreado fosse mantido com os mesmos ingredientes e características. Por exemplo, mesmo requentado ele mantem o seu sabor, sabia? O motivo é que esta iguaria é feita em panela de barro, com tampa também de barro e levado ao fogo super quente - a temperatura é de aproximadamente 100 °C. Durante os dias de festa do Fandago, o prato era reaquecido a cada refeição e o sabor não se perdia! O caldo grosso que se forma é que mantém o sabor da carne, que por sua vez se desmancha por causa do calor gerado pela panela tampada no fogo em labaredas.
O prato é feito com um ou mais tipos de carne bovina de segunda e magra - como a paleta, a maminha e o patinho - temperadas com cebola, alho, toucinho de porco, pimenta-do-reino, louro e cominho. Levada ao fogo, a carne é cozida até desmanchar. Depois, é misturado à farinha de mandioca até receber a consistência que dá nome ao prato e então servido com arroz e banana-da-terra fatiada.
O segredo na preparação do prato, gente, é o tempo de cozimento na panela de barro - cerca de vinte horas. Este período é o suficiente para desfiar toda a carne. Outra dica: mantê-lo no fogo sempre. Depois de cozida, as fibras da carne se soltam, resultando em um caldo grosso e saboroso e temperado a gosto regional! Para manter o sabor da carne, é preciso vedar a panela com uma massa de farinha e água para manter o vapor dentro da panela (Caldeirão).
Que tal se arriscar nessa deliciosa receita?!
Você vai precisar de:
2 kg de Paleta Bovina desossada
300 g de bacon picado
2 cebolas
3 cabeças de alho
4 folhas de louro
1 cl. chá de cominho
quanto baste de sal
quanto baste de pimenta-do-reino
Massa
2 xc. chá de farinha de mandioca crua
1 xc. chá de farinha de trigo
Quanto baste de Água
MODO DE PREPARO
- Corte a carne em pequenos cubos.
- Bata a cebola e o alho no liquidificador com um pouco de água.
- Cubra o fundo de uma panela grande de barro com o bacon.
- Coloque um pouco de carne, tempere com o cominho, o louro, o sal, a pimenta e cubra com um pouco da cebola e do alho.
- Faça mais duas outras camadas até acabar os ingredientes.
- Adicione água até cobrir 5 cm acima da carne.
- Feche a panela, vede com a massa e coloque para cozinhar em fogo alto por 3 horas e fogo baixo por sete horas.
- Deixe descansar por oito horas com a panela fechada.
MASSA
- Misture as farinhas e vá despejando água até obter uma massa que deve ser grossa o suficiente para vedar a panela do Barreado.
- Às vezes a farinha usada para vedar a panela acaba se desgrudando, deixando o vapor escapar. Você poderá utilizar celofane próprio para cozimento e colocar um peso sobre a tampa da panela.
MODO DE SERVIR
- Coloca-se um pouco de farinha de mandioca no fundo do prato e acrescenta-se o caldo misturando bem. Em cima desse pirão sirva a carne desfiada, acompanhado de banana cumprida e arroz.