O melhor acompanhamento para o seu prato

Malu Silveira
Malu Silveira
Publicado em 09/09/2014 às 17:54
arroz-praia-235 FOTO:
Leitura:

Arroz da praia é uma ótima opção de acompanhamento para peixe. Foto: Chef Wellington Arroz da praia é uma ótima opção de acompanhamento para peixe. Foto: Chef Wellington

Cena clássica na cozinha: pensamos, elaboramos, organizamos e metemos a mão na massa para a preparação do prato principal. E aí, termina que esquecemos de um detalhe que pode mudar toda a experiência. Sim, eles, os acompanhamentos, gente, têm o poder de arruinar ou transformar aquela comida feita com tanto carinho.

Se quer ser rápido, vamos pensar em acompanhamentos práticos e que caem super bem! Para a carne assada você pode investir nos legumes ao vapor, nas batatas sauté e no abacaxi grelhado - este é para aqueles que adoram a combinação doce e salgado. Já com o frango, podemos investir na boa e velha farofinha, purê de batatas, arroz branco - ou até mesmo um risoto. Sem esquecer da saladinha - essa é pau para toda obra!

Se quer inovar no peixe, saindo daquele basicão arroz e feijão, e está preparado para uma receita mais detalhada, invista no arroz da praia. Uma delícia, gente...

Você vai precisar de:

1 1/2 xc. chá de arroz lavado e escorrido

4 1/2 xc. chá de água

2 cl. sopa de azeite extra-virgem

1 tablete de caldo de peixe

1 cl. sobremesa de açafrão

1 cebola picada

1 dente de alho espremido

1 cl. chá de sal

2 latas de atum sólido em óleo

1 latas de ervilha

1 xc. chá de pimentão vermelho em cubos pequenos

2 cl. sopa de salsinha picada

Quanto baste de margarina para untar

MODO DE PREPARO

- Em uma chaleira dissolva o caldo de peixe nas 4 xícaras de água fervente.

- Em uma panela, doure a cebola e o alho no azeite. Acrescente o arroz, o sal, o açafrão (ou cúrcuma) e mexa bem.

- Junte a água fervendo, abaixe o fogo e cozinhe o arroz com a panela semi-aberta.

- Quando começar a secar a água e a aparecer o arroz, junte o atum, o pimentão, a ervilha, a salsinha, 1/2 xícara de água fria e misture bem. Deixe mais alguns instantes no fogo baixo, porém sem secar (o arroz deve ficar bem molhado).

- Retire do fogo. Unte uma forma com buraco no meio e coloque o arroz apertando bem para fique bem compactado. Vire sobre um prato e sirva a seguir.

E uma dica para quem quiser deixar tudo ainda mais bonito e saboroso: antes de colocar o arroz na forma, decore o fundo da mesma com palmitos, azeitonas e tomates para salada.

Mais lidas