CHERNOBYL

Por que Hiroshima e Nagasaki são habitáveis e Chernobyl não?

Após desastre nuclear, Chernobyl virou uma 'cidade fantasma', enquanto Hiroshima e Nagasaki são habitáveis

Flávio Oliveira
Flávio Oliveira
Publicado em 02/03/2022 às 17:19 | Atualizado em 19/10/2022 às 15:18
Unsplash/Viktor Hesse
Hiroshima, Nagasaki e Chernobyl sofreram as consequências da radiação, mas, hoje, o estado das cidades japonesas e a usina nuclear é muito diferente FOTO: Unsplash/Viktor Hesse
Leitura:

Com informações da BBC Brasil.

Na década de 80, Chernobyl foi palco de um desastre nuclear nunca visto antes. Mesmo assim, não foi a primeira vez que a humanidade sentiu os efeitos de materiais radioativos.

Antes, no contexto da Segunda Guerra Mundial, as cidades de Hiroshima e Nagasaki, no Japão, foram atingidas por bombas nucleares.

Cerca de 263 mil pessoas viviam em Nagasaki. Com o ataque nuclear, a bomba enviada pelos Estados Unidos atingiu entre 39 mil e 80 mil pessoas. Hoje, a cidade tem cerca de 450 mil habitantes. 

Em Hiroshima, 350 mil pessoas habitavam a cidade antes do ataque. Após a investida nuclear, por volta de 80 mil pessoas foram mortas, em agosto de 1945. 1,17 milhão de habitantes vivem na cidade nos dias atuais.

Por que é seguro viver em Hiroshima e Nagasaki, mas não em Chernobyl?

REPRODUÇÃO.
Usina Nuclear de Chernobyl foi local de um desastre nuclear e virou "cidade fantasma", o que não aconteceu com Hiroshima e Nagasaki - REPRODUÇÃO.

Mesmo atingidas por bombas nucleares durante a guerra, Hiroshima e Nagasaki se tornaram cidades habitáveis.

Enquanto que Chernobyl jamais voltou a ser a mesma após o desastre nuclear que começou com a explosão de um dos reatores da fábrica da cidade. O que explica isso?

Veja também: brasileiro preso na Ucrânia narra sua jornada rumo à segurança e viraliza

Um dos motivos é a diferença de radioatividade emitida em cada um dos casos. Quando o reator de Chernobyl explodiu, estima-se que foram liberadas sete toneladas de combustível nuclear.

No total, o desastre emitiu 100 vezes mais radiação que as bombas que caíram sobre Hiroshima e Nagasaki.

Além disso, as bombas nucleares que atingiram Hiroshima e Nagasaki foram detonadas no ar, vários metros acima da superfície da Terra.

> Qual o nível de radiação após o desastre na Usina Nuclear de Chernobyl? Entenda como ela é inserida na guerra entre Rússia e Ucrânia

Assim, os depósitos radioativos se dispersaram como efeito da nuvem criada pela explosão, enquanto que em Chernobyl ficaram no local, contaminando toda a região.

Visita à 'cidade fantasma' de Chernobyl

Reprodução/BBC
Embora a vida em Hiroshima e Nagasaki prossiga normalmente, muitas áreas de Chernobyl permanecem desabitadas devido à radiação - Reprodução/BBC

Apesar de Chernobyl ter sido um local muito atingido por radioatividade, a cidade continuou sendo visitada por turistas. Inclusive, até um passeio pelas ruínas da região já foi lançado. Saiba mais clicando aqui.