O QUE SIGNIFICA O VINHO NA PÁSCOA? Entenda o significado do PÃO e do VINHO na PÁSCOA e qual tipo de VINHO deve ser SERVIDO

O vinho é uma bebida com forte simbologia na Páscoa; entenda

Arthur Cavalcanti
Arthur Cavalcanti
Publicado em 24/03/2023 às 12:37
Blog do Pão
Vinhos em promoção na Amazon FOTO: Blog do Pão

No cristianismo, a Páscoa é uma das celebrações mais importantes durante o ano.

A data é especial porque marca e comemora a ressurreição de Jesus Cristo após ser crucificado.

Na Páscoa, há símbolos que envolvem a celebração, mas não é todo mundo que entende o significado de cada um.

Veja a seguir o significado dos principais símbolos da Páscoa, incluindo o vinho e o pão, além dos ovos, dos cordeiros e da cruz.

O QUE SIGNIFICA O PÃO NA PÁSCOA?

PÃO

O pão é um dos maiores símbolos da Páscoa e representa o corpo de Jesus Cristo. O corpo de Jesus foi quebrado durante a crucificação para a absolvição dos nossos pecados.

Jesus partiu o pão durante a Última Ceia e compartilhou-o com seus discípulos. É nessa ocasião que ele profere sua famosa frase:

"Isto é o meu corpo dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim".

CORDEIRO

O cordeiro nada mais é do que uma ovelha em crescimento, ou seja, um filhote.

Frequentemente relacionados com a Páscoa, o cordeira representa um símbolo de sacrifício e pureza. Além disso, Jesus é chamado na Bíblia de "Cordeiro de Deus".

VINHO TINTO

Na hora de servir o vinho na ceia, não há regras específicas que devem ser seguidas.

Mas, ainda assim, muitas pessoas e igrejas preferem usar o vinho tinto na ceia.

Essa preferência é porque o vinho tinto parece mais com nosso sangue, que é, afinal, a simbologia do vinho na Páscoa.

Nas ceias de Páscoa, deve-se seguir a tradição de partilhar o pão e o vinho, tal qual Jesus o fez.

Para quem não entende muito de vinho, recomenda-se servir vinho tinto, de preferência seco ou meio seco.

O Azzurro é um vinho tinto com pouco álcool, ideal para as celebrações da Páscoa. Veja a garrafa desse vinho clicando aqui.

Para encontrar os melhores preços de vinhos nesta Páscoa, você pode conferir a plataforma de vendas RioMar Online.

SUPERAPP RIOMAR RECIFE

“Tudo num só lugar.” Esse é o conceito para uma nova experiência dos clientes do RioMar Recife.

No SuperApp, é possível ter acesso a lojas, produtos, agenda de eventos, teatro e cinema.

Além disso, o RioMar Recife ainda divulga as novidades que acontecem no mall e oferece conteúdos cheios de dicas, tendências e facilidades para o dia a dia de seus clientes.

Outras vantagens disponíveis com o RioMar Recife SuperApp:

  • frete grátis no caso de ser a primeira compra ou em compras acima de R$ 250;
  • função presente para surpreender aquele alguém especial com uma mensagem personalizada;
  • vários pedidos de lojas diferentes em uma mesma sacola;
  • acesso a serviços personalizados, como jalecos e camisas bordadas com o nome, impressão de fotos e até limpeza de veículos.

Disponível para Android e iOS, o RioMar Recife SuperApp é gratuito e pode ser encontrado para download no Google Play e na App Store. Clique aqui para baixar.

Também é possível conferir esses e outros produtos na plataforma RioMar Recife Online.

SÍMBOLOS DA PÁSCOA

OVOS

Dentre os outros símbolos da Páscoa, destacam-se os ovos.

Os ovos de Páscoa são o símbolo da ressurreição e de uma nova vida. Desde os tempos antigos, o ovo foi um símbolo de renascimentofertilidade.

CRUZ

Já a cruz é o símbolo da ressurreição e do sacrifício que Jesus fez pela humanidade.

A cruz representa a redenção dos cristãos e um ato de amor de Jesus Cristo.

VINHO NA PÁSCOA

O vinho na Páscoa é o sangue que foi derramado na cruz para a absolvição dos pecados da humanidade.

Na Última Ceia, Jesus compartilhou uma taça de vinho com todos os seus discípulos e disse:

"Este cálice é a nova aliança no meu sangue; façam isto, sempre que o beberem, em memória de mim".

Para quem gosta de vinho tinto e quer celebrar a religiosidade da ocasião, o vinho branco é uma alternativa.

O vinho branco ainda tem a vantagem de harmonizar melhor com a ceia de Páscoa.

A carne branca dos peixes, que é frequentemente servida nas ceias, não harmoniza com o vinho tinto.

Assim, existem pessoas que preferem tomar vinho branco durante a celebração.

 

O Toscanini é um vinho uruguaio do tipo Sauvignon Blanc, uma espécie de vinho branco suave, e uma boa alternativa ao vinho tinto na Páscoa.

Caso queira conferir o Toscanini Sauvignon Blanc, você pode conferir a garrafa clicando neste link.