Você leu {{ signinwall.data.visits }} de {{ signinwall.data.limit }} notícias.
Possui cadastro? Faça login aqui
{{ signinwall.metadata.blocked_text }}
Você atingiu o limite de conteúdos que pode acessar.
Para acessar o conteúdo, faça seu login abaixo:
Faça login ou cadastre-seÉ fácil dizer que o hambúrguer é uma comida quase que unânime. A praticidade no preparo, sem deixar de dar espaço para explorar diversos sabores, fazem dele um dos queridinhos na mesa de países mundo afora.
Não é de se estranhar, então, que o hambúrguer ganhe uma data só sua. O dia escolhido foi hoje, 28 de maio, em que é comemorado o Dia Internacional do Hambúrguer.
Confira aqui a história de origem e saiba onde comer, em Pernambuco, um lanche dos bons.
Dada a sua aparente simplicidade - afinal, trata-se geralmente de um corte de carne entre dois pães, com alguns temperos - é difícil precisar a origem do hambúrguer e quem reivindica o título de seu criador.
Mesmo assim, há algumas histórias que tratam de dar conta e responder à pergunta: afinal, qual a origem do hambúrguer?
Apesar de ser um ícone nacional, o hambúrguer não é criação dos norte-americanos. Na verdade, ela só teria chegado por lá no final do século XIX.
A criação do hambúrguer é mais antiga e tem origem lá no século XIII, quando o famoso imperador mongol Genghis Khan conquista um grande território que ia da península coreana até o Leste Europeu.
Segundo a lenda, os cavaleiros do imperador comiam carne de caça que eles colocavam embaixo da cela dos cavalos, para que ela ficasse mais macia. O atrito fazia com que a carne virasse uma espécie de pasta e, para dar liga, eles adicionavam ovo ou leite.
Mas e o sal? Vinha do contato com o lombo dos cavalos, quando esses transpiravam nas cavalgadas. Na época, esse povo era conhecido como "tártaros" e foi do nome deles que veio essa receita: surgiu, então, o steak tartar.
A iguaria se espalhou pela Europa e chegou até a Alemanha. Lá, os alemães passaram a cozinhar esse bolo de carne, servindo acompanhado de cebola e envolto por pães. Foi daí que surgiu o hambúrguer, especialidade gastronômica da cidade de Hamburgo.
Quando o século XIX chegou e milhares de europeus foram seduzidos pelo "sonho americano". Nos navios que saíam de Hamburgo, com destino a Nova York, a receita típica do hambúrguer era servida.
Os imigrantes alemães reproduziram a receita quando chegaram na cidade e o sanduíche era vendido por ambulantes, nas ruas. Depois passou a ser o carro-chefe de lanchonetes, como a White Castle, a primeira rede de fast foods, fundada em 1921.
Com o passar dos anos, redes de fast-food foram responsáveis pela popularização da iguaria no mundo. No Brasil, quem trouxe o hambúrguer foi o tenista americano Robert Falkenburg (campeão de Wimbledon). Foi ele que inaugurou, em 1952, a lanchonete Bob’s no Rio de Janeiro.
Para comemorar o Dia Internacional do Hambúrguer, Pernambuco recebe a primeira edição do Burguer Gourmet by Restaurant Week. 26 hamburguerias participam, com diferentes blend’s , pães, tamanhos e até formatos.
Entre as opções estão Java Burger da Brooklyn Burger, em Boa Viagem. Ele sai com pão brioche, burger de javali 180g grelhado, queijo mussarela derretido, geleia de abacaxi com pimenta, crispy de cebola crocante. Acompanha porção (5 unidades) de crispy de queijo gouda empanado.
A opção vegana será oferecida no Mosh Vegan, com um blend de ervilha com alho-poró no vinho branco, tomate confit, pesto de cebolinho e xerem de castanha de caju, creme de castanha de caju e folhas no pago bola tradicional. Além da Mosh, a Wayne’s Burguer Star e o Carlitos Burguer também possuem opções vegetarianas no menu do festival.
O Burger Gourmet by Restaurant Week acontece até o dia 19 de junho. Os combos são em dois valores: R$ 29,90 (Menu Standard) e R$ 39,90 (Menu Plus), ambos vão à mesa com um acompanhamento
Estabelecimentos que participam do Burger Gourmet: