É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também
diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do
jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige
técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados.
Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um
fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um
determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens
que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e
respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do
entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções
artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
O WhatsApp, o aplicativo de mensagens mais popular do mundo, pode passar a exibir anúncios pela primeira vez, segundo uma reportagem do jornal FinancialTimes.
A medida, que teria causado polêmica interna na empresa Meta, dona do WhatsApp, visa aumentar a receita do serviço, que tem mais de dois bilhões de usuários.
O WHATSAPP TERÁ PROPAGANDAS?
O veículo de notícias Financial Times afirma que há sim, uma conversa rolando pelos corredores da Meta sobre gerar receita por meio de anúncios no WhatsApp.
No entanto, o chefe do WhatsApp negou a informação e disse que não há planos para implementar anúncios no app.
POLÊMICA SOBRE ANUNCIOS NO WHATSAPP
O jornal informou que a Meta enfrenta uma “disputa interna” sobre a introdução de anúncios no WhatsApp. Alguns defendem que os usuários possam pagar uma assinatura para evitar os anúncios. Essa ideia, porém, é rejeitada por “muitos funcionários”, segundo o Financial Times.
FUTURO DE PROPAGANDAS NO WHATSAPP
Por mais que Will Cathcart negue veementemente a existência de conversas sobre incluir anúncios no WhatsApp, não é um absurdo imaginar essa possibilidade para um futuro próximo, tendo em vista que o assunto é o aplicativo de mensagens mais popular do mundo.