GOOGLE HOMENAGEM

Jovelina Pérola Negra: conheça a surpreendente história da empregada doméstica que virou "DIVA NEGRA" do samba

A brasileira Jovelina Pérola Negra foi homenageada no Doogle de hoje, 21/07

Julianna Valença
Julianna Valença
Publicado em 21/07/2022 às 13:57 | Atualizado em 21/07/2022 às 14:11
Noticia
REPRODUÇÃO/FUNDAÇÃO PALMARES
Jovelina Pérola Negra. FOTO: REPRODUÇÃO/FUNDAÇÃO PALMARES
Leitura:

Nesta quinta-feira (21), o Doogle prestou homenagens a brasileira Jovelina Faria Belfort, mais conhecida como Jovelina Pérola Negra

 

REPRODUÇÃO/GOOGLE
Jovelina Pérola Negra é a homenageada do Doogle desta quinta-feira (21). - REPRODUÇÃO/GOOGLE

Nascida em 21 de julho de 1944 na cidade do Rio de Janeiro, Jovelina encantou desde a infância com sua voz marcante. No entanto, até os 40, a mulher ganhava a vida realizando serviços domésticos em residências da sua cidade.

A paixão pelo samba era vivida por Jovelina nos seus momentos de folga. Sempre que podia, a mulher era vista na escola de samba Império Serrano.

Jovelina se apresentava regularmente em festas de samba e pagodes nos subúrbios do Rio de Janeiro, até ser descoberta por um produtor e ver sua vida ser mudada.

DIVA NEGRA

Com instrução do produtor, a grande voz do samba teve a oportunidade de gravar seu primeiro álbum, o Raça Brasileira, junto a outros sambistas recém-descobertos.

Logo, a voz rouca e forte caiu na graça do público que ficava encantado com o jeito de cantar único da Pérola Negra.

Na dinastia das grandes vozes femininas “As Divas Negras”, Jovelina Pérola Negra foi uma das personalidades mais importantes na condução do samba de fundo de quintal e do pagode para a linha de frente da Música Popular Brasileira, segundo a Fundação Palmares.

Jovelina Pérola Negra gravou cinco discos individuais e conquistou um Disco de Platina. Dentre os seus grandes sucessos estão “Feirinha da Pavuna”, “Bagaço da Laranja” (gravada com Zeca Pagodinho), “Luz do Repente”, “No Mesmo Manto” e “Garota Zona Sul”.

Comentários

Mais lidas