SANTO CASAMENTEIRO

DIA DE SANTO ANTÔNIO: Quem foi Santo Antônio? Confira história, orações e promessas associadas ao santo cansamenteiro

O Dia de Santo Antônio é celebrado nesta segunda-feira (13)

Julianna Valença
Julianna Valença
Publicado em 11/06/2022 às 17:40
Noticia
NE10
NE10 FOTO: NE10
Leitura:

O Dia de Santo Antônio é celebrado nesta segunda-feira (13). Em comemoração a data, a equipe do NE10 reuniu a história, orações, simpatias e muito mais associados ao santo casamenteiro. Confira: 

Quem foi Santo Antônio?

Nascido em Lisboa, Portugal, o Santo Antônio possui outro nome de batismo. Fernando de Bulhões veio de família rica e nobre e viveu na viragem dos séculos XII e XIII.

..

Aos 25 anos, Fernando tornou-se sacerdote após anos de estudo na Ordem de Santo Agostinho. O nome Antônio veio após o jovem virar franciscano.

Santo Antônio morreu em 13 de junho e foi sepultado na Igreja de Nossa Senhora em Pádua, aos 36 anos. Ele foi canonizado pelo papa Gregório IX, no ano seguinte.

A imagem do santo retrata exatamente um homem jovem, de trajes franciscanos, com um lírio e o menino Jesus nos braços.

..

O que se faz no Dia de Santo Antônio?

De acordo com a tradição, no Dia de Santo Antônio os fiéis que desejam casar ou conseguir um namorado preparam simpatias para Santo Antônio, acompanhadas de orações.

A data entra para o calendário festivo junino, assim como o Dia de São João e o Dia de São Pedro. Assim, algumas pessoas tem como tradição acender fogueira para Antônio.

Confira oração de Santo Antônio:

A vós, Antônio, cheio de amor a Deus e aos homens, que tiveste a sorte de estreitar entre teus braços ao Menino-Deus, a ti cheio de confiança, recorro na presente tribulação que me acompanha (diga o problema que o aflige).

Peço-te também por meus irmãos mais necessitados, pelos que sofrem e pelos oprimidos, pelos marginalizados e aqueles que, hoje, mais necessitam de sua proteção. Fazei com que nos amemos todos como irmãos e que, no mundo, haja amor e não ódio. Ajudai-nos a viver a mensagem de Cristo.

Vós, em presença do Senhor Jesus, não cesses de interceder a Ele, com Ele e por Ele a nosso favor ante o Pai. Amém.

Para saber outras orações clique aqui.

Quais os milagres de Santo Antônio?

De acordo com a Igreja Católica, Santo Antônio é responsável por diversos milagres, sendo o primeiro acontecido ainda em vida: "reza a lenda que estando a pregar aos hereges em Rimini, estes não o quiseram escutar e viraram-lhe as costas. Sem desanimar, Santo António vai até à beira da água, onde o rio conflui com o mar e insta os peixes a escutá-lo, já que os homens não o querem ouvir", explica no site da comunidade católica Canção Nova.

"Dá-se então o milagre: multidões de peixes aproximam-se com a cabeça fora de água em atitude de escuta. Os hereges ficaram tão impressionados que logo se converteram. Este milagre encontra-se citado por diversos autores, tendo sido mesmo objeto de um sermão do Padre António Vieira que é considerado uma das obras-primas da literatura portuguesa”, finaliza. Desta forma, Santo Antônio também é considerado padroeiro dos pescadores.

Quais simpatias de Santo Antônio?

1. Para casar de vez com a pessoa amada, pegue uma fitinha do Senhor do Bonfim e amarre em uma imagem de Santo Antônio, dando um nó apertado e dizendo: "Que a força desses dois santos poderosos faça com que eu consiga ter para mim, eternamente, a pessoa que eu sei que é o meu ideal, com quem eu sempre sonhei e que tanto amo". Não deixe que ninguém, além de você, toque no santo e nunca conte a simpatia para quem você ama.

Para saber outras simpatias clique aqui.

Comentários

Mais lidas