JULIETTE FREIRE

Juliette Freire confronta cobrança de mensalidade em universidades públicas: "ensino público mudou a minha história"

A campeã do BBB 21 Juliette Freire se posicionou sobre a votação da PEC 206, que prevê cobrança de mensalidade nas universidades públicas

Julianna Valença
Julianna Valença
Publicado em 24/05/2022 às 15:35 | Atualizado em 24/05/2022 às 22:00
Noticia
REPRODUÇÃO
Juliette Freire é formada em direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). FOTO: REPRODUÇÃO
Leitura:

A campeã do BBB 21 Juliette Freire usou sua conta do Twitter para se posicionar sobre a votação da PEC 206/19, que prevê cobrança de mensalidade nas universidades públicas.

"Eu juro que pensei que era “brincadeira”, mas não é. A Câmara dos Deputados discute hoje a PEC sobre cobrança de mensalidade em Universidades Públicas. Existe isso?!", escreveu a celebridade.

..

Formada em direito pela Universidade Federal da Paraíba, Juliette nunca deixou de afirmar a importância dos estudos e ensino público para sua formação. "Sou filha do ensino público e sei o quanto isso mudou a minha história", concluiu.

"O acesso às universidades públicas deve ser gratuito e é nosso direito. #Pec206Não", reforçou.

Melhor amiga de Juliette, Anitta também saiu em defesa da gratuidade. (Saiba mais)

COBRANÇA DE MENSALIDADE DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS ENTRA EM VOTAÇÃO

Criada pelo deputado General Paternelli (PSL-SP), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 206/19 prevê a cobrança de mensalidade para alunos das universidades públicas.

O documento propõe que estudantes isentos da cobrança teriam que comprovar baixa renda. A medida, segundo a PEC, diminuiria a desigualdade social.

"O gasto público nessas universidades é desigual e favorece os mais ricos. Não seria correto que toda a sociedade financie o estudo de jovens de classes mais altas", afirmou Parternelli.

Entidades como a "União Nacional dos Estudantes (UNE)" e "Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG)" criticaram essa proposta.

"Nós não vamos pagar nada! Uma edição pública, gratuita e de qualidade é direito assegurado pela nossa Constituição", escreveu a UNE.

Universidades públicas vão cobrar mensalidade? Veja o que prevê a PEC 206

Comentários

Mais lidas