Pets

4 passos que você precisa seguir antes de adotar um gato

Veja nossas dicas de como receber um gatinho em casa da melhor maneira

Lívia Almeida
Lívia Almeida
Publicado em 19/05/2022 às 20:41 | Atualizado em 19/05/2022 às 20:44
Shutterstock
Confira a nossa lista FOTO: Shutterstock
Leitura:

Adotar um gato é um gesto incrível que pode deixar seu dia a dia ainda melhor e cheio de amor, mas é muito importante se organizar para recebê-lo da melhor forma possível. 

Se você tem dúvida de como deve se preparar para esse momento, selecionamos 4 passos essenciais para seguir antes de trazer um gatinho para casa.

Confira abaixo:

01. Tenha comprometimento com o bem-estar do animal

.

Reprodução
- Reprodução

A adoção de um animal envolve vários fatores. Será que você terá paciência para cuidar de um bichinho indefeso nesse momento da sua vida? Você tem tempo disponível para ficar com ele e fazer uma transição tranquila entre o último lugar onde ele estava e seu lar?

Além da parte emocional, cuidar de um gato também envolve esforços financeiros. Afinal, é uma vida que vai depender de você durante anos e que precisa de ração, veterinário, entre outros. Então, antes de tudo, avalie esses aspectos.

02. Encontre um veterinário de confiança

.

Reprodução
- Reprodução

Outro passo muito importante é encontrar um profissional competente para cuidar da saúde do seu gato. Que tal pedir indicação para pessoas de confiança que também tem animais? Assim, fica mais fácil descobrir um bom médico de primeira.

03. Prepare a sua casa

.

Reprodução
- Reprodução

Se você tem varanda ou muitas janelas em casa, o ideal é que elas sejam teladas para que seu gato não escape e fique exposto aos perigos da rua. Tente não deixar muitos objetos quebráveis ao alcance do felino.

A caixa de areia para ele fazer as necessidades também é essencial. Se você estiver adotando um filhote, eles adoram brincar, então, garanta pelo menos alguns brinquedos para deixá-lo entretido.

Os arranhadores também são uma boa pedida, pois o felino podem se acostumar com o mesmo e não buscar afiar as unhas em lugares como sofás. Caixas de papelão e nichos/torres de gatos também costumam deixar os bichinhos bastante ativos e felizes.

04. Os gatos gostam de socializar, mas não ultrapasse seus limites

.

Reprodução
- Reprodução

Os gatos tem fama de antissociais, mas isso não é bem verdade: eles podem se apegar e serem tão afetuosos com seus donos quanto os cachorros.

O pensamento de que é ok deixar um gato sozinho durante dias por ele não sentir necessidade de contato e afeto não condiz com a realidade de todos os felinos.

Pode até ser verdade para alguns, mas outros podem até ficar depressivos se deixados sozinhos durante longos períodos de tempo. Então, o ideal é que isso não aconteça.

Mas também é importante reconhecer os sinais que eles passam. Normalmente, os gatos deixam bem claro quando querem brincar, quando precisam de carinho ou quando querem apenas ficar sozinhos.

Respeitar os limites impostos por eles vai fazer com que, com o tempo, o laço entre vocês fique ainda mais forte.

Reprodução
Confira as nossas dicas - FOTO:Reprodução
Reprodução
- FOTO:Reprodução
Reprodução
- FOTO:Reprodução
Reprodução
- FOTO:Reprodução
Reprodução
- FOTO:Reprodução
Reprodução
Confira as nossas dicas - FOTO:Reprodução
Reprodução
- FOTO:Reprodução

Mais lidas