Enem 2025: professora lista prováveis eixos temáticos da Redação

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se aproxima e, com ele, a famosa - e temida por muitos - Redação. O tema da prova é sempre um mistério, mas a análise dos eixos recorrentes e dos debates atuais da sociedade brasileira permite que professores e especialistas tracem um leque de possibilidades para 2025

A professora de Redação Fernanda Nascimento, do Colégio GGE, explica que a confecção das provas acontece no primeiro semestre, mas que isso não significa que os acontecimentos do segundo sejam irrelevantes

"Não temos como ter certeza do tema, imagine que no segundo semestre acontece algum evento específico sobre tecnologia ou sustentabilidade de grande proporção. Vamos deixar de falar sobre esse conteúdo? Não", destaca

A professora diz que é possível trabalhar por eixos temáticos, mas o tema especificamente tem ficado cada vez mais difícil de acertar. "Contudo, são sempre sociais, específicos e que estão na realidade do aluno, nunca é uma coisa fora da realidade", ressalta

Quais eixos temáticos podem ser trabalhados na prova?

Fernanda aposta em três grandes eixos temáticos considerados importantes nessa reta final: sustentabilidade, socioambiental; linguagens e comunicação; e tecnologia e desenvolvimento social

"É importante que o aluno estude todos esses eixos temáticos a fim de pensar em possíveis alternativas de argumentação, antecipadamente. Isso vai dar velocidade na produção textual. Acredito que esses três, especificamente, têm grandes chances de serem abordados", acrescenta

A professora de Redação exemplifica o que pode ser abordado em temas relacionados à sustentabilidade: "Como, por exemplo, os 17 objetivos do desenvolvimento sustentável e a COP 30, que vai acontecer no Brasil"

Já no eixo de comunicação e linguagens, ela chama atenção para a lei que tornou obrigatória a linguagem acessível no ambiente público. "Aquela ideia do juridiquês está cada vez mais sendo desestimulada, e é importante que o aluno saiba disso", explica

Quanto à tecnologia, Fernanda destaca a inteligência artificial, a criação e o desenvolvimento da internet e o acesso à alfabetização digital. "É interessante fazer uma listinha de possíveis repertórios que podem ser relacionados às propostas temáticas", recomenda

Como explorar o repertório na redação?

A produção textual do Enem avalia cinco competências: 1 - Correção gramatical; 2 - Adequação ao tema, ao gênero e o uso de repertório sociocultural; 3 - Qualidade argumentativa; 4 - Coesão textual; 5 - Propostas de intervenção

Fernanda afirma que a competência 2 é a que avalia o tema, a abordagem e o tipo textual, que é o dissertativo-argumentativo. "O aluno tem que defender um ponto de vista através de uma argumentação usando seu repertório. Ou seja, tem que trazer elementos que tenham a ver com o tema"

Fernanda tranquiliza os estudantes que ficam inseguros em relação ao tipo de repertório utilizado na redação: "Não tem prioridade por tipo de repertório, o corretor avalia a pertinência do que foi utilizado"

"Não tem diferença se um aluno apresenta uma citação de um filósofo, um contexto histórico, uma série ficcional ou uma citação. Não tem diferença de peso, o que é avaliado é como esse conhecimento foi articulado em defesa do ponto de vista do estudante", acrescenta

Fernanda ressalta que pela profundidade argumentativa é possível notar se o estudante decorou o assunto ou domina o assunto. "Conseguimos perceber quando o aluno conhece o repertório e entende o tema. Ele interpreta, ele escreve com as suas próprias palavras, ele parafraseia as ideias para conseguir aprofundar a argumentação", explica

"Quando decora, ele não consegue essa profundidade, ele vai usar sempre a mesma estrutura, do mesmo jeito para todos os temas", complementa

E chama atenção para os elementos coringa - que pode ser utilizado em qualquer tema: "O aluno que decora repertório coringa, que é engessado, geralmente cai na armadilha de não conseguir argumentar com profundidade. Então o texto dele fica superficial e ele deixa de ganhar pontos por isso"

A professora também dá uma dica para os últimos dias antes da prova: "Nessa reta final, para maximizar o tempo disponível em relação ao que ele pode estudar, eu acredito que em redação seria muito importante estudar por eixos temáticos. Então, em sustentabilidade, pensar: ‘o que é que eu poderia abordar?’ Em tecnologia, ‘o que é que eu poderia trazer?’"

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