Alimentação para o Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova longa e cansativa, por isso é importante manter uma alimentação adequada para garantir energia e foco durante todo o período.

Recomendações da nutricionista

A nutricionista e professora da UNINASSAU, Laíse Souza, recomenda que os estudantes optem por alimentos de fácil digestão e com boas fontes de energia.

Alimentação equilibrada

Consuma alimentos de todos os grupos alimentares: carboidrato, proteínas, gorduras saudáveis, vitaminas e minerais. Evite alimentos industrializados e ultraprocessados e, claro, beba bastante água.

No dia anterior

Faça um café da manhã com alimentos básicos, como raízes, frutas e ovos e evite refeições pesadas, como feijoada e churrasco.

O que levar para comer?

Para os que preferem frutas, priorize banana, maçã, pera, laranja e uva. Já para a turma dos sanduíches naturais, pão integral, queijo, ovo, frango e atum são boas opções. Castanhas, nozes e amêndoas também são bem-vindas.

O que evitar?

Evite alimentos gordurosos e com alto teor de açúcar, eles podem causar desconforto gástrico e prejudicar o rendimento.

Dicas adicionais

Evite alimentos que podem fazer barulho ou que sejam difíceis de comer. Não coma muito de uma vez, para não se sentir pesado.

Horário ideal para comer

Importante tomar um café da manhã reforçado, com alimentos à base de carboidratos e proteína que garantem energia e saciedade para a maratona. Sem esquecer de levar um lanche leve para a hora da prova.

Comer bem faz toda a diferença

A alimentação é um fator importante para o bom desempenho no Enem. Seguindo as dicas da nutricionista Laíse Souza, você poderá garantir energia e foco durante toda a prova.

Veja as principais notícias do dia no NE10

IR PARA NE10.COM.BR
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories