O segundo dia do ENEM 2024 (Exame Nacional do Ensino Médio) está marcado para o domingo, dia 10 de novembro.
Na data, os estudantes responderão a mais 90 questões objetivas, divididas igualmente entre a prova de Matemática e a de Ciências da Natureza.
Para se dar bem no vestibular, é importante realizar questões de anos anteriores, assim como priorizar os assuntos mais cobrados.
Para falar sobre a prova de Matemática do ENEM, o professor Edvaldo Júnior, da UNINASSAU, concedeu entrevista ao Portal NE10.
Edvaldo é licenciado em Matemática e atualmente leciona nos cursos de Psicologia, Pedagogia e Farmácia na unidade da UNINASSAU de Paulista, Região Metropolitana do Recife.
A UNINASSAU oferta diversas opções de cursos - incluindo cursos presenciais ou EAD - e aceita a nota do ENEM para algumas carreiras. Inclusive, algumas opções já contam com descontos da Black Friday.
Para ser aprovado com a nota do ENEM, o candidato deverá apresentar o histórico de notas e obter a média de 200 pontos, sem somar nota zero em nenhuma das provas.
Em uma análise minuciosa, Edvaldo identifica os conteúdos mais explorados pela prova nos últimos 14 anos:
Para revisar o tópico da Geometria - considerado o mais cobrado - o professor concede dicas aos estudantes:
"É importante revisar tópicos essenciais que envolvem o cálculo e a visualização de figuras tridimensionais, tais como: Definições e Características de Sólidos, Fórmulas de Volume e Área, Área da Superfície, Planificações e Aplicações e Problemas Contextualizados", explica.
Entre a variedade imensa de fórmulas matemáticas, Edvaldo destaca aquelas que precisam de maior atenção na hora da revisão:
Em se tratando das questões envolvendo gráficos e tabelas, o candidato deve estar atento às palavras-chave e aos comandos da questão, ou seja, aquilo que está sendo perguntado.
Da mesma maneira, o professor destaca que nenhum assunto pode ser subestimado ou deixado de lado.
"Já observei alunos subestimando as operações básicas (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação) e alguns conteúdos como Mínimo Múltiplo Comum (MMC), Máximo Divisor Comum (MDC), Razão, Proporção, Porcentagem e Geometria Básica (Perímetro)", acrescenta.
Com uma prova de Matemática inteira pela frente, o estudante deve ter uma estratégia para economizar tempo.
Como afirma Edvaldo, o ideal é manter a média de tempo sugerida, de 2 minutos para cada questão.
"Priorize as questões e comece por aquelas que você se sente mais confiante. Identifique questões rápidas. Use a marcação estratégica: se encontrar uma que leva muito tempo, marque-a e siga para as próximas, retornando quando houver mais tempo", ressalta o professor.