O ENEM 2024 tem o primeiro dia de prova marcado para o domingo, 3 de novembro. Para se dar bem, é importante que os alunos tenham um processo de ensino bem estruturado desde o início da fase escolar.
É isso que o Colégio GGE oferece aos alunos, o que aumenta as chances de sucesso e aprovação no ENEM ao longo dos anos do vestibular.
Em entrevista ao NE10, a Gestora Pedagógica do GGE, Anabelle Veloso, detalha os "segredos" e estratégias da instituição para garantir o melhor método de ensino aos estudantes.
"A proposta pedagógica do Colégio GGE combina o desempenho acadêmico e pedagógico aos valores da instituição, que também fazem parte desse processo formativo. Esse é um diferencial muito importante", destaca.
Além disso, o próprio acompanhamento da equipe e dos familiares é outro fator de extrema importância.
O vestibular do ENEM, o Exame Nacional do Ensino Médio, soma uma alta concorrência no Brasil inteiro.
O GGE entende a prioridade do aluno de obter um bom resultado na prova e incorpora estratégias na rotina dos estudantes.
"Os professores do Colégio GGE têm liberdade de inovação para o uso de metodologias. Neste âmbito, as técnicas ativas têm ganhado papel de destaque na formação dos alunos, pois dão protagonismo às crianças e aos jovens no processo de ensino, através do lema: 'coloquem a mão na massa'", explica Anabelle.
Em relação ao que diferencia o processo de aprendizagem da instituição de outras, a gestora expõe que:
Assim, haveria quatro estratégias por trás dos altos números de aprovação:
O time de docentes do GGE é fruto de um processo criterioso de seleção, com um acompanhamento sistemático da equipe.
Isso envolve a avaliação do ensino e da aprendizagem, que é incorporada com o feedback dos próprios alunos.
"Temos uma ferramenta específica de avaliação para os alunos sobre o conteúdo ensinado, a ação formativa, a pontualidade e o relacionamento com os professores. Além disso, os alunos participam de um processo de avaliação qualitativa, em que pequenos grupos de estudantes sinalizam os pontos positivos e outros de melhorias. Os dados levantados nessas pesquisas quantitativa e qualitativa, respectivamente, servem de feedback ao docente para o processo de melhoria", explica Anabelle.
Além disso, também há uma busca por profissionais experientes na preparação para os vestibulares, sobretudo para o ENEM.
O acompanhamento de cada aluno é realizado não somente através das notas, mas também por meio de um contato próximo com o estudante.
Tudo isso acontece com o objetivo de direcioná-lo tanto às áreas de interesse como às de dificuldade, dentro de um espaço de confiança.
"Uma ferramenta de destaque do Colégio é o EVA (Exame de Verificação da Aprendizagem), composta por uma avaliação bimestral cujo resultado entrega ao aluno, além do seu desempenho, um plano de estudo com os acertos e os erros, orientando o conteúdo que o aluno deve estudar mais", informa Ana.
Já do ponto de vista comportamental, a ferramenta AFA é preenchida pelos professores, com registros diários do aluno em sala de aula.
As informações são enviadas diariamente aos pais e permite à equipe pedagógica um acompanhamento e uma atuação preventiva ou de intervenção.
Com a proximidade do ENEM 2024, além da revisão dos estudos, o GGE promove atividades de lazer e de descontração para ajudar a reduzir a ansiedade dos alunos.
O Serviço de Orientação Educacional e Psicológica atua com momentos de antiestresse que auxiliam no relaxamento dos estudantes.
Além disso, para ajudar na escolha do curso, o Setor de Orientação Educacional e Psicológica investe em momentos de compartilhamento de conhecimentos.
A Feira de Profissões, por exemplo, é uma oportunidade em que profissionais de diversas áreas participam de rodas de conversa com os alunos e podem esclarecer dúvidas sobre as futuras profissões desejadas.