Com a redação programada para o primeiro dia do ENEM 2025, muitos candidatos se perguntam: vale a pena começar pelo texto dissertativo-argumentativo ou deixá-lo para o final?
Conhecer a estrutura, o tempo disponível e boas práticas para essa decisão pode fazer diferença no desempenho. A seguir: orientações e dicas para ajudar nessa escolha.
1. Entenda o contexto da redação no ENEM
A redação do ENEM é aplicada no primeiro dia de provas, junto com as questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas.
O tempo total para esse dia costuma ser de aproximadamente 5h 30min, segundo os editais.
Logo, você precisa administrar esse bloco para resolver 90 questões e produzir um texto completo e bem revisado.
2. Por que começar pela redação não costuma ser recomendado
Alguns especialistas alertam que iniciar pela redação pode não ser a melhor estratégia. Por exemplo, no guia da Abril Educação, a sugestão é: primeiro leia o tema da redação e os textos de apoio, anote ideias, mas avance para as questões objetivas antes de escrever.
As vantagens dessa abordagem são:
- Enquanto responde as questões, seu cérebro continua registrando o tema da redação, possibilitando amadurecer ideias antes do texto.
- Evita que você gaste muito tempo no início e fique cansado ou pressionado para fechar a redação no fim.
- Permite usar a “energia mental” mais fresca nas questões objetivas que exigem leitura e interpretação antes de se dedicar com foco total à redação.
3. Por que, em alguns casos, iniciar pela redação pode ser válido
Ainda assim, há situações em que escrever primeiro pode funcionar:
Se o tema te parecer muito claro e você já tiver repertório pronto, pode aproveitar a “janela de inspiração” inicial para desenvolver o rascunho quando estiver mais descansado.
De fato, em dicas da Brasil Escola, consta que “se for um tema considerado fácil, inicie a redação”.
Se você tem costume de escrever mais rapidamente e prefere eliminar essa “parte de escrita” logo, para depois focar só nas questões objetivas sem se preocupar com o texto.
4. Estratégia equilibrada sugerida
Baseado nas fontes e práticas recomendadas, uma boa estratégia para o ENEM 2025 seria:
Ao receber o caderno, leia imediatamente a proposta da redação + textos motivadores, identifique o tema, sublinhe palavras-chave.
Anote 2-3 ideias principais para argumentação, possíveis exemplos e a proposta de intervenção (exigida no texto).
Em seguida, parta para as questões objetivas, aproveitando que você ainda tem “energia” e que as questões de Linguagens e Humanas exigem leitura e interpretação.
Deixe para escrever a redação apenas depois de ter respondido boa parte das questões — por exemplo, quando ainda faltar cerca de 1h a 1h 30 de tempo.
Na estimativa usada pela CNN Brasil, no primeiro dia sobra cerca de 1 hora apenas para a redação, se você distribuir o tempo “idealmente”.
Faça o rascunho, transcreva para a folha definitiva com letra legível, e reserve pelo menos 5-10 minutos para revisar gramática, concordância, pontuação.
5. Dicas práticas rápidas para aplicar no momento da prova
- Evite decidir “vou fazer tudo das questões, depois a redação” e acabar sem tempo adequado para escrever ou revisar o texto — como alerta o guia da Abril Educação.
- Sempre acompanhe o relógio e estabeleça metas: “Em duas horas respondo X questões; depois início o rascunho da redação”.
- Quanto mais cedo você tiver lido o tema e anotado ideias, maior a chance de conseguir um texto coeso e bem desenvolvido.
- Não negligencie a proposta de intervenção — se ela for fraca ou ausente, a nota nas competências cai.
- Na revisão, verifique se o texto está no gênero solicitado (dissertativo-argumentativo), se está dentro da norma culta e se cumpre as competências esperadas.
Para muitos candidatos, a melhor ordem no ENEM 2025 será: ler e planejar a redação logo no início, mas responder primeiro às questões objetivas e só deixar para escrever a redação em bloco dedicado depois.
Essa estratégia combina produtividade nas questões e clareza mental para o texto.
Contudo, se você se sentir muito confortável com redação e quiser garantir logo o escrito, fazer primeiro pode dar certo — desde que seja bem planejado. O importante é não deixar para os últimos minutos e correr risco de escrever com pressa.