Nesta reta final para o Enem 2025 (Exame Nacional do Ensino Médio), os estudantes se preparam para enriquecer o repertório sociocultural para a prova de Redação.
Por isso, assistir a filmes que discutem questões contemporâneas pode ajudar a ampliar o repertório e a servir como bons exemplos para usar no texto.
A seguir, confira 3 filmes recentes que podem ser utilizados, a depender do tema da redação.
Redação do Enem
O Dilema das Redes (2020)
O documentário da Netflix, de 2020, analisa como as redes sociais moldam o comportamento humano e influenciam desde a autoestima até as decisões íntimas.
Ele é perfeito para temas sobre tecnologia, manipulação da informação e privacidade, além de falar também sobre o uso de algoritmos.
Zona de Interesse (2023)
Vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional, Zona de Interesse mostra o cotidiano de uma família que vive ao lado de Auschwitz durante o Holocausto, sem se abalar pela tragédia que acontece do outro lado do muro.
O longa é um excelente repertório para discutir violência, em temas sobre direitos humanos e responsabilidade social.
Barbie (2023)
Mais do que um fenômeno mundial, Barbie trouxe debates profundos sobre papéis de gênero, representatividade e padrões sociais.
A trama questiona estereótipos, o que pode enriquecer redações sobre igualdade, feminismo e liberdade individual.
O filme também é um bom exemplo de como o entretenimento pode dialogar com discussões relevantes para a sociedade contemporânea.
Veja também: O que levar e o que não levar para o Enem
Enem 2025
A edição deste ano acontece nos dias 9 e 16 de novembro para quase todo o país, com exceção de algumas cidades do Pará - que irão recepcionar a COP30.
No primeiro domingo (9), os milhões de candidatos inscritos irão responder uma prova objetiva de "Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias", com 90 questões, além de uma redação.
Comentários