Com a proximidade do Enem 2024 (Exame Nacional do Ensino Médio) e de outros vestibulares, certas dúvidas podem surgir entre os estudantes na hora de escolher a carreira a ser seguida.
Afinal, essa é uma decisão de extrema importância, que impacta não apenas o lado profissional, mas também a satisfação pessoal e bem-estar de cada um.
Neste processo, é importante priorizar o curso que combina com seus interesses e habilidades individuais.
Contudo, essa não é uma tarefa fácil, ainda mais quando outros fatores entram em cena, como a situação do mercado de trabalho e a alta concorrência em parte dos vestibulares.
Para facilitar esse processo, a gerente do núcleo de trabalhabilidade da UNINASSAU, Tainã Araújo, traçou estratégias e dicas para os estudantes.
Seguir a carreira que mais se adequa às suas preferências pode facilitar o seu crescimento profissional, além de aumentar a motivação e o desempenho na função.
"É fundamental que os estudantes avaliem suas paixões e habilidades, as demandas do mercado de trabalho e as oportunidades de crescimento na carreira, incluindo perspectivas salariais e qualidade de vida", destaca Tainã.
Os testes vocacionais são vistos pela profissional como uma ferramenta útil, pois ajudam a identificar as áreas de afinidade. No entanto, eles não devem servir como a única base para a decisão.
São inúmeras as possibilidades de carreiras no mercado atual. Por isso, os principais ensinamentos de Tainã incluem:
"O ideal é buscar uma interseção entre suas paixões e o que o mercado precisa. Estar atento às tendências e capacitar-se em áreas em crescimento, sem deixar de lado o que realmente motiva o estudante, pode ser a chave para uma escolha de carreira mais satisfatória", acrescenta.
Tainã também ressalta a importância de não enxergar a carreira como algo fixo para a vida toda. É totalmente possível trocar e se reinventar.
Em relação aos cursos mais concorridos, ter uma segunda escolha pode trazer mais confiança e reduzir o medo.
Entretanto, é ainda importante montar estratégias que ajudem na preparação para o que você realmente deseja.
"O estudante deve lembrar que o sucesso é fruto de perseverança, e o caminho pode ser ajustado ao longo do tempo", considera a gerente.
Para Tainã, é sempre importante que o estudante busque conhecer onde ele deseja estudar.
"A UNINASSAU oferece diversas formas de suporte, como orientação vocacional, visitas guiadas e workshops sobre carreiras. Em alguns casos, também há tours pelas instalações e bate-papo com os professores, permitindo que os alunos conheçam de perto a rotina do curso", enfatiza Tainã.
"A UNINASSAU se destaca pela sua infraestrutura, programas de estágio e conexão com o mercado de trabalho. Além disso, oferece suporte contínuo aos alunos, preparando-os para desafios reais e facilitando a inserção no mercado de trabalho", finaliza.
A UNINASSAU oferece mais de 100 cursos, em diversas áreas. Exemplos incluem Medicina, Direito, Engenharia, Administração, Pedagogia e muitos outros, cobrindo tanto áreas de saúde quanto humanas e exatas.
O processo seletivo inclui o vestibular tradicional, vestibular agendado e também permite a utilização da nota do ENEM.
As inscrições costumam ocorrer ao longo do ano, com várias oportunidades.
A UNINASSAU faz parte do grupo Ser Educacional, que conta com mais de 60 unidades espalhadas pelo Brasil. Em Pernambuco, há várias unidades que atendem a diferentes regiões do estado, facilitando o acesso à educação superior de qualidade.