A uma semana do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os estudantes que prestaram vestibular organizam estratégias para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Além de não perder os prazos importantes, os estudantes precisam estar a par das mudanças e de como funciona a seleção.
>> Confira as notas de corte do curso de Medicina no Sisu 2023
A partir deste ano, o Sisu terá apenas uma edição. Em 2024, o sistema oferecerá 264.254 vagas em 127 universidades, para o primeiro e o segundo semestre. O período de inscrição será do dia 22 a 25 de janeiro.
O candidato que não for selecionado na primeira chamada poderá ser selecionado da lista durante todo o ano. Para isso, o candidato que não for selecionado na chamada regular precisa manifestar interesse em participar da lista de espera, no período de 30 de janeiro a 7 de fevereiro, e ser chamado a qualquer momento.
Além disso, o Sisu seguirá as alterações estabelecidas na nova Lei de Cotas. Será reservada no mínimo 50% das vagas em universidades e institutos federais para estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas, além de percentual mínimo correspondente à soma de pretos, pardos e indígenas no estado.
Isso significa que todos os estudantes concorrem, inicialmente, às vagas de ampla concorrência. Apenas os candidatos que não alcançarem as notas mínimas exigidas nesta modalidade passam a concorrer às vagas cotistas, desde que atendam aos critérios.
A chamada da lista de espera será divulgada pelas instituições.
Fonte: Exame