A uma semana do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), candidatos que realizaram as provas estão organizando estratégias para ingressar no Ensino Superior. As estratégias envolvem principalmente os programas do Ministério da Educação (MEC).
Três programas do MEC que usam as notas do Enem dão acesso ao Ensino Superior:
O Sisu é um programa do governo federal que oferece vagas em universidades públicas e institutos federais de todo o Brasil. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet, no site do Sisu.
A seleção é feita por meio de um sistema de notas, que considera as notas das provas do Enem do ano anterior. Os candidatos não podem ter zerado a redação.
O ProUni é um programa do governo federal que oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições de ensino privadas. Essas bolsas são destinadas a estudantes de baixa renda, com base em critérios socioeconômicos e acadêmicos.
Para participar do ProUni, os estudantes precisam ter feito o Enem do ano anterior, no caso o Enem 2023, e ter obtido notas acima de 450 pontos e não ter zerado a redação.
As inscrições para o programa são gratuitas e podem ser feitas pela internet, no site do ProUni. A seleção é feita por meio de um sistema de notas, que considera as notas das provas do Enem e os critérios socioeconômicos dos candidatos.
O Fies é um programa do governo federal que oferece financiamento estudantil a estudantes de baixa renda que desejam cursar o ensino superior em instituições privadas.
As inscrições para o Fies são realizadas pela internet, no site do programa. Os estudantes selecionados podem financiar até 100% do valor das mensalidades do curso.
Para participar, os estudantes precisam atender aos seguintes requisitos:
Fonte: Vestibular Brasil Escola