Com a chegada de um novo ano, é natural que as pessoas executem novos planos. Entre os mais populares está ingressar em uma universidade, o que pode ser mais simples do que muitos imaginam.
Quem realizou o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) pode usar a nota no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para ingressar em universidades públicas. Também é possível usar o resultado da prova para participar de programas como o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) e o Programa Universidade para Todos (ProUni) em instituições particulares.
Um dos programas de destaque no Ensino Superior privado é o FIES, que custeia a graduação. O financiamento é pago depois, quando o estudante conseguir um emprego.
Instituições como a UNINASSAU têm vagas para estudantes contemplados pelo FIES, que participaram do Enem nos últimos cinco anos.
Para solicitar o Fies, o candidato deve ter participado do Enem (a partir de 2010), com média igual ou maior do que 450 pontos, e nota maior ou igual a 400 na redação.
Além disso, a renda familiar mensal tem que ser de até 3 salários mínimos por pessoa. Caso a renda da família, por pessoa, for de até 1,5 salário mínimo, não é necessário apresentar fiador. A taxa de juros será zero para todos os estudantes contemplados.
As inscrições para o FIES ocorrem duas vezes por ano, antes do início das aulas em cada semestre. Para se inscrever, você precisa ter uma conta gov.br. Acesse o Portal FIES e clique em "Inscreva-se". Preencha o formulário com seus dados pessoais e educacionais.
O resultado da pré-seleção é divulgado no site do FIES e também nas faculdades em que você se inscreveu.
Se você foi pré-selecionado, precisa complementar seu cadastro no site do FIES. Para isso, você precisará fornecer documentos como comprovante de renda, histórico escolar e declaração de matrícula.
Para concluir o processo e obter seu financiamento, você precisará ir até a faculdade que você escolheu e apresentar os documentos exigidos pela Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA). Além disso, é necessário ir até o banco que vai conceder o empréstimo e apresentar os documentos exigidos pela instituição financeira.
Estudantes que realizaram o Enem e atendem aos requisitos do FIES podem se matricular na UNINASSAU.
A universidade oferta cursos de graduação presencial e a distância, além de técnicos e pós-graduação.