As inscrições do Enem-USP se encerram nesta sexta-feira (5). O novo método, que utiliza a nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), é uma das formas de seleção da Universidade de São Paulo (USP).
A partir de 2024, a USP terá três formas de ingresso:
Os candidatos podem se candidatar a vagas em até 3 cursos em uma das seguintes áreas:
As alterações de escolhas dentro da área escolhida podem ser feitas entre 18 e 19 de janeiro de 2024.
A inscrição, as mudanças de informações ou de escolhas por cursos no Enem-USP são realizadas apenas no site da Fuvest.
O Enem-USP é o novo método de ingresso da Universidade de São Paulo baseado nas notas do Enem. Em 2022, o Conselho de Graduação da USP decidiu pela saída da universidade do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Com um total de 1.500 vagas oferecidas, distribuídas entre 685 para ampla concorrência, 512 para candidatos de escolas públicas e 303 para candidatos de escolas públicas autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, o Enem-USP busca ampliar a diversidade de estudantes na instituição.
As inscrições para o Enem-USP serão encerradas no dia 5 de janeiro de 2024, e têm uma taxa de inscrição de R$ 10. Candidatos que tenham se inscrito na Fuvest 2024, pessoas registradas no Cadastro Único (CadÚnico) ou aqueles que comprovem vulnerabilidade socioeconômica podem solicitar a isenção da taxa.
Os candidatos têm a oportunidade de concorrer a vagas em até 3 cursos, escolhendo entre as áreas de Ciências Biológicas e da Vida (B), Ciências Exatas e Tecnológicas (E), e Ciências Humanas e Sociais (H). A quantidade de vagas por área e curso está detalhada no edital do Enem-USP.
As modificações nas escolhas dentro da área selecionada podem ser realizadas entre os dias 18 e 19 de janeiro de 2024. Vale ressaltar que todas as etapas, incluindo inscrições, alterações de informações e escolhas de cursos no Enem-USP são efetuadas exclusivamente por meio do site da Fuvest.
A modalidade tradicional de vestibular da USP é dividida em duas fases. A primeira fase consiste em 90 questões de múltipla escolha, enquanto a segunda fase é composta por duas provas dissertativas. Também há as provas de Competências Específicas, realizadas por candidatos aos cursos de Música, Artes Cênicas e Artes Visuais.
Fonte: Terra