
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) abriu as inscrições da sua única edição anual nesta segunda-feira (22). Até esta quinta-feira (25), as classificações parciais serão divulgadas diariamente, de acordo com as notas de corte de cada curso e instituição.
Entenda como é feito o cálculo da nota do Enem
Quando sai a classificação parcial do Sisu 2024?
Com exceção do primeiro dia de inscrições, o sistema do Sisu fará o cálculo durante a madrugada e divulgará as notas de corte e a classificação parcial de cada um dos cursos registrados.
Para consultar tanto a nota de corte como a classificação parcial do Sisu, é necessário entrar no seu boletim de acompanhamento, na própria página do sistema, com seu número de inscrição do Enem e senha.
Como se inscrever no Sisu?
A partir deste ano, o Sisu vai ocorrer em uma única edição, oferecendo 264.360 vagas em 127 universidades, para o primeiro e o segundo semestre.
Podem se inscrever no Sisu estudantes de todo o país, independentemente de sua renda ou origem social. Para isso, é preciso:
- Ter feito o Enem 2023;
- Ter obtido nota mínima de zero na redação;
- Possuir uma conta no gov.br.
As inscrições para o Sisu 2024 serão abertas no dia 22 de janeiro e vão até o dia 25 de janeiro. O processo é realizado de forma online, no site do Sisu.
Para se inscrever, o estudante deve selecionar duas opções de curso e universidade, na ordem de preferência. A seleção dos candidatos é feita com base na nota do Enem.
Cotas e ações afirmativas
Do total de vagas ofertadas pelo Sisu, 121.750 são reservadas para o sistema de cotas, que garante a participação de estudantes de baixa renda, negros, indígenas e pessoas com deficiência. As outras 19.899 vagas são destinadas a ações afirmativas das próprias universidades, que podem reservar vagas para estudantes de determinadas áreas ou cursos.
Cronograma Sisu 2024
- Inscrições: de 22 a 25 de janeiro de 2024
- Resultados da 1ª chamada: 30 de janeiro de 2024
- Matrículas: 1º a 7 de fevereiro de 2024
- Participação na lista de espera: candidatos devem manifestar interesse entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro de 2024
A chamada da lista de espera será divulgada pelas instituições.
Comentários