RESULTADOS DO ENEM

Revelado que horas o Inep deve liberar a nota do Enem 2023

As notas podem ser utilizadas para participação em programas federais, tais como Sisu, ProUni e Fies

Marcelo Aprígio
Marcelo Aprígio
Publicado em 16/01/2024 às 8:01 | Atualizado em 16/01/2024 às 9:40
Noticia
Exame Nacional do Ensino Médio,Enem | Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Muitas são as dúvidas dos participantes do Enem 2023 quanto à divulgação das notas, após gabarito ter sido antecipado FOTO: Exame Nacional do Ensino Médio,Enem | Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgará os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 nesta terça-feira (16).

As notas podem ser utilizadas para participação em programas federais, tais como Sisu, ProUni e Fies.

Para acessar os resultados, os candidatos devem entrar na Página do Participante e efetuar o login utilizando as credenciais do portal gov.br.

QUE HORAS O INEP LIBERA A NOTA DO ENEM?

O horário exato da publicação dos resultados não foi informado pelo Inep. A previsão, contudo, é que o Inep libere a nota do Enem após a coletiva de imprensa junto com o MEC, marcada para as 9h.

PASSO A PASSO PARA VER A NOTA DO ENEM 2023

Confira, abaixo, o passo a passo para conferir o resultado individual do Enem 2023:

  • Acesse o Site do INEP: Abra o site oficial do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), responsável pela aplicação do ENEM, através desse link: https://enem.inep.gov.br/.
  • Faça login na página do participante: No site, clique na opção "Página do Participante" e faça login usando seu CPF e senha cadastrada durante a inscrição no Enem. Caso você tenha esquecido a senha, é possível recuperá-la na mesma página.
  • Resultado individual: Após fazer o login, procure pela opção que permite acessar o "Resultado Individual". Nessa parte, estarão informações detalhadas sobre a sua pontuação em cada uma das provas do Enem.
  • Notas: Na aba de resultado individual, o candidato terá acesso às notas nas diferentes áreas de conhecimento, como Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Redação
  • Imprimir: Se desejar, clique em "Versão impressa" para gerar um arquivo do seu resultado. Selecione “Imprimir” para fazer a impressão do seu boletim do Enem 2023.?

Sisu

Os participantes do Enem têm a oportunidade de concorrer a vagas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), uma plataforma que reúne oportunidades em diversas instituições públicas de ensino em todo o país.

As inscrições para o Sisu serão abertas em 22 de janeiro, com prazo até 25 de janeiro. Os resultados serão divulgados em 30 de janeiro.

A seleção implica matrícula na instituição escolhida entre 1º e 7 de fevereiro, com a possibilidade de manifestação de interesse na lista de espera de 30 de janeiro a 7 de fevereiro.

Segundo o Ministério da Educação, serão ofertadas 264.360 vagas distribuídas em 127 instituições de ensino superior em todo o Brasil.

ProUni

O Programa Universidade Para Todos (ProUni) oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de ensino para estudantes de baixa renda que atendam aos critérios estabelecidos.

A participação no ProUni requer ter participado de pelo menos uma das duas últimas edições do Enem, com resultado igual ou superior a 450 pontos de média nas cinco provas do exame.

O candidato não pode ter zerado na redação e nem ter participado do Enem como treineiro.

A nota do Enem é utilizada como critério de pré-seleção para o ProUni. As datas de inscrição para o ProUni em 2024 ainda não foram divulgadas, mas nos anos anteriores, as inscrições no primeiro semestre ocorreram em fevereiro.

Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) também utiliza a nota do Enem para a definição de seus beneficiários.

Podem se candidatar os estudantes que participaram do Enem a partir da edição de 2010, obtendo média aritmética igual ou superior a 450 nas provas e sem ter zerado na redação.

A renda familiar mensal bruta do interessado deve ser de até três salários-mínimos.

Estudar no exterior

O Inep destaca que 29 universidades em Portugal aceitam a nota do Enem em seus processos seletivos.

O Ministério da Educação alerta que os acordos com instituições de ensino portuguesas não incluem transferência de recursos ou financiamento estudantil pelo governo brasileiro.

A revalidação de diplomas e o exercício profissional no Brasil dos estudantes formados em Portugal estão sujeitos à legislação brasileira.

Adicionalmente, todos os estudantes pagam taxas como forma de coparticipação nos custos do ensino, mesmo nas instituições públicas em Portugal.

Comentários