A menos de uma semana do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), estudantes organizam estratégias para usar a nota da prova no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Contudo, além de estar atentos aos prazos importantes, os estudantes precisam estar a par das mudanças e de como funciona o Sisu.
Entenda como é feito o cálculo da nota do Enem
Como funciona o Sisu?
Para participar do Sisu, os estudantes devem ter realizado o Enem 2023 e não podem ter zerado a redação.
Durante o processo de inscrição, os candidatos podem escolher até dois cursos. A cada dia, é divulgada a nota de corte de cada curso, que é baseada nas notas dos candidatos inscritos até aquele momento. Os candidatos podem alterar suas escolhas de curso até o último dia de inscrição.
É importante verificar a quantidade de vagas disponíveis por curso e modalidade, bem como as regras específicas de cada universidade, como notas mínimas exigidas ou regulamentos para cotas sociais.
As notas de corte são divulgadas a partir do segundo dia de inscrição. Elas são calculadas com base no número de interessados, nas notas dos candidatos e na quantidade de vagas. As notas de corte parciais podem variar devido à possibilidade de alteração das opções de curso até o último dia do prazo.
É recomendado acompanhar as notas de corte dos cursos e a classificação parcial durante o período de inscrição. Se as chances de obter a vaga forem limitadas, é possível alterar a escolha do curso. Após o encerramento do prazo de inscrição, as duas últimas opções salvas são válidas.
Mudanças no Sisu 2024
O Sisu terá apenas uma edição em 2024. O processo seletivo oferecerá 264.254 vagas em 127 universidades, para os dois semestres do ano. As inscrições serão realizadas de 22 a 25 de janeiro.
Os candidatos que não forem selecionados na primeira chamada poderão ser chamados a qualquer momento do ano, por meio da lista de espera. O período de manifestação de interesse na lista de espera é de 30 de janeiro a 7 de fevereiro.
A nova Lei de Cotas, que entrou em vigor em 2023, também será aplicada no Sisu deste ano. No mínimo 50% das vagas em universidades e institutos federais serão reservadas para estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas. Além disso, haverá reserva de vagas para pretos, pardos e indígenas, de acordo com o percentual da população desses grupos no estado.
Os candidatos concorrerão, inicialmente, às vagas de ampla concorrência. Apenas os candidatos que não alcançarem as notas mínimas exigidas nesta modalidade passarão a concorrer às vagas cotistas, desde que atendam aos critérios.
Outra mudança foi a inclusão dos quilombolas no sistema de cotas, seguindo a forma de distribuição feita com os demais grupos. E a renda exigida para a cota socioeconômica foi reduzida de dois para um salário-mínimo por pessoa.
Cronograma Sisu 2024
- Inscrições: de 22 a 25 de janeiro de 2024
- Resultados da 1ª chamada: 30 de janeiro de 2024
- Matrículas: 1º a 7 de fevereiro de 2024
- Participação na lista de espera: candidatos devem manifestar interesse entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro de 2024
A chamada da lista de espera será divulgada pelas instituições.
O QUE É O PROUNI E COMO FUNCIONA? O QUE É O FIES E COMO FUNCIONA?
Fonte: Exame
Comentários