
Uma das formas de sondar quais profissões têm alta popularidade entre o público é analisar a quantidade de alunos matriculados nos cursos superiores. E o Censo da Educação Superior, divulgado no final de 2022, mostra as cinco graduações que dominam a preferência dos estudantes.
Entenda como é feito o cálculo da nota do Enem
Cursos superiores com mais estudantes matriculados
Dentre as mais de 150 escolhas de graduação no Brasil, o curso de Direito ocupa a posição principal nesse ranking, com 702.465 alunos matriculados no início de 2021. Em segundo lugar, encontra-se Psicologia, com 289.613 inscritos.
Mesmo ao levar em consideração as inscrições nos processos seletivos ou apenas os novos ingressos (aqueles que começaram a universidade no ano em questão), a ordem do ranking permanece inalterada. Os cinco cursos apenas oscilam em suas posições, mas continuam a ser as principais escolhas entre os estudantes.
Seguindo os critérios de números de inscritos, ingressantes e matrículas, entre a sexta e a décima colocação, três graduações estão presentes nas três listas: Odontologia, pedagogia e fisioterapia. Medicina Veterinária, por sua vez, também aparece em inscritos e ingressantes.
Quando a questão é sobre programas do governo federal que selecionam os candidatos pela nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), como Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), alguns cursos preferidos se repetem. Medicina, direito e psicologia lideraram as inscrições na primeira edição de 2023 do Sisu.
No mesmo período, os cursos mais procurados no Fies foram Medicina, Direito, Enfermagem, Odontologia, Psicologia, Fisioterapia e Medicina Veterinária.
Fonte: R7
Comentários