ENEM-USP

ENEM-USP: Inscrições acabam nesta sexta-feira (5). Veja como usar nota do ENEM

Inscrições do Enem-USP serão encerradas às 12h

Paloma Xavier
Paloma Xavier
Publicado em 04/01/2024 às 11:26 | Atualizado em 16/01/2024 às 16:33
Noticia
Vestibular da Fuvest | Foto: Marcos Santos/ USP Imagens
Existem três formas de ingresso na USP FOTO: Vestibular da Fuvest | Foto: Marcos Santos/ USP Imagens

Chegam ao fim nesta sexta-feira (5) às 12h as inscrições do Enem-USP. O método, que utiliza a nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), é uma das formas de ingresso da Universidade de São Paulo (USP).

Entenda como é feito o cálculo da nota do Enem

Como entrar na USP?

A partir deste ano, a USP tem três formas de ingresso:

  • Vestibular da Fuvest: Modalidade tradicional de vestibular da USP, dividida em duas fases
  • Provão Paulista: Vestibular unificado das instituições públicas de ensino superior do estado de São Paulo. Esse processo seletivo é composto por duas provas, cada uma contendo 90 questões de múltipla escolha
  • Enem-USP: Opção de ingresso baseada na pontuação obtida no Enem

 

Como funciona o Enem-USP?

O Enem-USP é o novo método de ingresso da USP baseado nas notas do Enem. Em 2022, o Conselho de Graduação da USP decidiu que a universidade sairia do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

O Enem-USP oferece 1.500 vagas, distribuídas entre 685 para ampla concorrência, 512 para candidatos de escolas públicas e 303 para candidatos de escolas públicas autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.

As inscrições para o Enem-USP serão encerradas no dia 5 de janeiro de 2024. A taxa de inscrição é de R$ 10. Candidatos que tenham se inscrito na Fuvest 2024, pessoas registradas no Cadastro Único (CadÚnico) ou aqueles que comprovem vulnerabilidade socioeconômica podem solicitar a isenção da taxa.

Os candidatos têm a oportunidade de concorrer a vagas em até 3 cursos, escolhendo entre as áreas de Ciências Biológicas e da Vida (B), Ciências Exatas e Tecnológicas (E), e Ciências Humanas e Sociais (H). A quantidade de vagas por área e curso está detalhada no edital do Enem-USP.

As modificações nas escolhas dentro da área selecionada podem ser realizadas entre os dias 18 e 19 de janeiro de 2024. Vale ressaltar que todas as etapas, incluindo inscrições, alterações de informações e escolhas de cursos no Enem-USP são efetuadas exclusivamente por meio do site da Fuvest.

Datas Enem-USP

  • Inscrições: 4 de dezembro de 2023 até as 12h de 5 de janeiro de 2024
  • Primeira chamada: 24 de janeiro de 2024
  • Segunda chamada: 14 de fevereiro de 2024
  • Lista de espera: ainda não divulgado

Fonte: Terra

Comentários