FUVEST

FUVEST: Como se inscrever na USP com a nota do Enem? Entenda

O Enem-USP é um sistema novo da Universidade de São Paulo

Pedro Lima
Pedro Lima
Publicado em 06/12/2023 às 22:01 | Atualizado em 19/01/2024 às 13:17
Noticia
NE10
USP - Universidade de São Paulo FOTO: NE10

Os estudantes têm até o dia 5 de janeiro para se inscrever no preenchimento das 1.500 vagas em cursos de graduação na USP (Universidade de São Paulo), na modalidade Enem-USP.

O Enem-USP é um sistema novo da Universidade, implantado no ano passado, que substitui o ingresso na universidade por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) do Ministério da Educação.

A partir desse novo sistema, os ingressantes do sistema Enem-USP conseguem seguir o mesmo calendário de matrícula dos ingressantes que entraram pelo concurso vestibular da Fuvest, que não era possível no sistema anterior, pelo Sisu, que demorava mais de um mês para a seleção.

Quando o resultado do Enem será divulgado?

Os estudantes saberão a nota do Enem apenas no dia 16 de janeiro, por isso, após saberem suas notas, os candidatos terão a chance de alterar suas opções de cursos dentro da área escolhida entre 18 e 19 de janeiro.

A taxa de inscrição é R$ 10. A isenção aos inscritos no vestibular da Fuvest 2024 vale para os inscritos em situação de vulnerabilidade socioeconômica e os inscritos no CadÚnico (Cadastro Único para programas sociais do governo federal).

Como será a seleção?

A seleção dos candidatos será por classificação de acordo com a pontuação obtida no Enem 2023.

Primeiro, 685 vagas destinadas à ampla concorrência serão preenchidas; depois 512 vagas destinadas às políticas de ações afirmativas, nas escolas públicas; por fim, os candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas que tenham realizado a inscrição para as 303 vagas PPI.

Quando serão as chamadas?

A primeira chamada dos candidatos aprovados será em 24 de janeiro, a segunda, em 14 de fevereiro. Também haverá chamadas de candidatos em listas de espera.

ENTENDA COMO É FEITO O CÁLCULO DA NOTA DO ENEM:

Comentários