Educação

Planejamento financeiro: como organizar e controlar as finanças em 2024

Em um cenário econômico dinâmico, planejamento é essencial para pessoas físicas e jurídicas

Caio Ponciano
Caio Ponciano
Publicado em 14/12/2023 às 0:00 | Atualizado em 10/01/2024 às 13:49
Patrocinada
Reprodução/Envato Elements
Confira dicas do professor Márcio Nunes, coordenador do curso de Administração da UNINASSAU Boa Viagem, sobre planejamento financeiro FOTO: Reprodução/Envato Elements

Em um mundo cada vez mais complexo e exigente, ter um planejamento financeiro é essencial para quem deseja alcançar seus objetivos e viver com mais tranquilidade. Diante das rápidas mudanças econômicas, essa prática permite que as pessoas tenham uma visão clara de suas finanças, identifiquem seus gastos e definam metas.

Para o professor Márcio Nunes, coordenador do curso de Administração da UNINASSAU Boa Viagem, o planejamento financeiro é uma ferramenta poderosa para atingir metas específicas, seja comprar uma casa, pagar dívidas ou garantir uma aposentadoria confortável.

"Empresas, por sua vez, podem otimizar recursos, antecipar desafios e buscar oportunidades de crescimento", afirma.

Acervo pessoal

Márcio Nunes, coordenador do curso de Administração da UNINASSAU Boa Viagem - Acervo pessoal

Para um planejamento financeiro eficaz, o professor destaca os seguintes passos essenciais:

  • Estabelecer metas claras: Definir objetivos específicos e mensuráveis.
  • Analisar a situação atual: Avaliar receitas, despesas, ativos e passivos.
  • Criar um orçamento: Elaborar um plano de gastos realista e sustentável.
  • Economizar e investir: Destinar parte da renda para poupança e investimentos.
  • Gerenciar dívidas: Reduzir e controlar dívidas, priorizando o pagamento de juros elevados.
  • Proteger-se: Adquirir seguros para cobrir riscos financeiros inesperados.
  • Revisar e ajustar: Periodicamente revisar e ajustar o plano de acordo com mudanças na vida ou no contexto econômico.

"O planejamento financeiro é um processo contínuo, que deve ser revisto e ajustado periodicamente", destaca Nunes.

"É importante estar atento às mudanças na vida pessoal e profissional, bem como no cenário econômico, para garantir que o plano esteja alinhado com as metas e objetivos", completa.

Planejamento financeiro na UNINASSAU

Os cursos de Administração e Ciências Contábeis da UNINASSAU oferecem disciplinas fundamentais para o aprendizado do planejamento financeiro, como Matemática Financeira, Economia e Mercado Global, Administração Financeira e Orçamentária, Análise das Demonstrações Contábeis, Planejamento e Gestão Estratégica, entre outras.

"Os alunos saem preparados com diversas ferramentas aplicáveis tanto no ambiente empresarial quanto na vida pessoal", garante Márcio Nunes.

Acervo pessoal

Turma do curso de Administração da UNINASSAU Boa Viagem - Acervo pessoal

Além disso, as Ligas Acadêmicas são um diferencial para esses cursos da instituição, oferecendo aos alunos a oportunidade de desenvolver habilidades práticas e teóricas, além de participar de atividades de pesquisa e extensão.

O curso de Administração da unidade Boa Viagem possui a Liga de Investimentos, que atua levando conhecimento sobre educação financeira para a comunidade.

"Já fomos para escolas municipais, estaduais e também para o COMPAZ Governador Eduardo Campos, no projeto Faculdade na Comunidade", conta o coordenador do curso e também líder da Liga de Investimentos.

"Também estamos com um projeto de iniciação científica sobre as causas do endividamento das famílias do Recife", completa.

Tendências para 2024

Quando olhamos para as tendências do planejamento financeiro em 2024, percebemos mudanças significativas.

Espera-se um maior uso de aplicativos e plataformas digitais para facilitar o acompanhamento e a gestão financeira, um crescente foco em investimentos sustentáveis e práticas financeiras responsáveis, além de uma maior procura na educação financeira.

O professor Márcio Nunes complementa que estratégias financeiras mais flexíveis e adaptáveis, considerando a volatilidade do ambiente econômico, e a exploração de novas formas de investir, como criptomoedas e outras tecnologias financeiras emergentes, também fazem parte das perspectivas para o próximo ano.

"Essas tendências refletem a evolução do cenário econômico e a necessidade de abordagens mais dinâmicas no planejamento financeiro em 2024", finaliza.

Comentários