A prova do Enem 2023 começa neste domingo, dia 5, e é importante seguir as regras para evitar ser eliminado. Nesta matéria você confere tudo o que deve ou não levar.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova realizada anualmente em todo o Brasil, e tem o intuito de medir os conhecimentos dos estudantes que terminaram o ensino médio.
O Enem é uma das principais portas de entrada para o ensino superior no país, sendo usado para ingresso em universidades públicas e privadas, além de programas de financiamento estudantil, como o Fies e o ProUni.
Um envelope porta-objetos é fornecido ao participante na entrada da sala, no qual devem ser colocados todos os itens não permitidos durante o exame, com os aparelhos eletrônicos desligados.
A regra do Inep é simples e direta. Para escrever a redação e preencher o gabarito do Enem, os candidatos só podem usar canetas esferográficas com tinta preta e corpo transparente.
Ou seja, canetas azuis não são permitidas! A razão para isso é que o gabarito do Enem é processado por uma máquina que só reconhece tinta preta, portanto, se alguém usar uma caneta azul, a prova não será corrigida.
Quanto ao requisito do tubo transparente, ele serve como uma medida de segurança para evitar possíveis trapaças, impedindo que os candidatos escondam informações em pedaços de papel dentro da caneta, o que são conhecidos como "colas".
As provas do Enem serão realizados nos dias 05 e 12 de novembro.
O Exame Nacional do Ensino Médio é realizado em dois domingos de provas (05 e 12 de novembro). Sendo aplicado da seguinte forma: