PATROCINADA

Programa de Jovem Aprendiz abre portas para o futuro de adolescentes em situação de vulnerabilidade

UNINASSAU e empresas parceiras unem esforços para capacitar jovens e prepará-los para o mercado de trabalho

Caio Ponciano
Caio Ponciano
Publicado em 14/11/2023 às 11:44
Patrocinada
Envato Elements/Reprodução
Programas como o Jovem Aprendiz representam a porta de entrada para o mercado de trabalho FOTO: Envato Elements/Reprodução

Em um mundo em constante transformação, a promoção da inclusão social de jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica torna-se uma missão essencial.

Para esses jovens, programas como o Jovem Aprendiz representam a porta de entrada para o mercado de trabalho, oferecendo uma oportunidade única de desenvolver habilidades e, ao mesmo tempo, promover a redução do desemprego juvenil.

O Grupo Ser Educacional, por meio de sua instituição UNINASSAU, tem se destacado na busca ativa pela inclusão social e capacitação desses jovens por meio do Programa Jovem Aprendiz.

O programa

O objetivo do projeto é proporcionar experiências práticas e formação teórica complementar, preparando os aprendizes para atender as demandas do mercado de trabalho atual e futuro.

O programa inclui o desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais, como autonomia, trabalho em equipe e resolução de conflitos.

Grupo Ser Educacional/Reprodução

Aluna do Grupo Ser Educacional em atividade no mercado de trabalho - Grupo Ser Educacional/Reprodução

A coordenadora do Programa de Aprendizagem do Grupo Ser Educacional, Amanda Macêdo, destaca o papel fundamental da UNINASSAU na formação dos jovens.

"Somos uma instituição com expertise em educação, que visa promover o desenvolvimento de competências e habilidades na formação social e profissional do jovem por meio da nossa metodologia de ensino. Além disso, atuamos diretamente no acompanhamento e desenvolvimento dos alunos, por meio da coordenação acadêmica, bem como no apoio e treinamento às empresas parceiras no recrutamento e seleção de jovem", afirma.

Para se tornar um Jovem Aprendiz no Programa do Grupo Ser Educacional, é necessário ter entre 14 e 24 anos incompletos e estar matriculado e frequentando o Ensino Fundamental, Médio ou ter concluído este último.

O programa é dividido em duas etapas: seleção e contratação, com os jovens participando de processos que incluem análise curricular, entrevistas e dinâmicas de grupo. Atualmente, a UNINASSAU atende cerca de 1.187 jovens, oferecendo a formação teórica, em parceria com mais de 180 empresas.

Grupo Ser Educacional/Divulgação

A instituição promove cursos, palestras, atividades externas que fazem a diferença no currículo desses jovens ingressantes no mercado de trabalho - Grupo Ser Educacional/Divulgação

Desenvolvimento

Além de sua contribuição na formação teórica, a UNINASSAU desempenha um papel crucial no acompanhamento dos jovens, oferecendo suporte pedagógico, avaliação de desempenho e orientações para seu desenvolvimento.

Para obter mais informações sobre o programa, acesse o site aprendizaluno.uninassau.edu.br ou entre em contato com a coordenação do programa pelos e-mails [email protected] e [email protected].

Comentários