Esportes

Saiba como o esporte universitário pode ser uma ponte para a integração e socialização

A UNINASSAU se destaca no fomento do desporto universitário e colhe frutos nos Jogos Universitários Brasileiros

Caio Ponciano
Caio Ponciano
Publicado em 07/11/2023 às 11:51 | Atualizado em 14/11/2023 às 11:47
Patrocinada
UNINASSAU/Divulgação
Equipe de Futsal da UNINASSAU Recife no Festival Internacional de Esportes Universitários, na Rússia FOTO: UNINASSAU/Divulgação

O esporte universitário é muito mais do que uma competição atlética; é uma trilha de inclusão e um meio indispensável para a integração e socialização entre estudantes universitários. Além de incentivar a prática esportiva, o esporte nas universidades desempenha um papel fundamental na promoção da equidade educacional, proporcionando acesso a uma educação de qualidade para muitos que, de outra forma, poderiam ser excluídos.

E não é de hoje que a união entre esporte e educação é responsável pela formação de profissionais e atletas competentes. A UNINASSAU é um bom exemplo de uma instituição que valoriza o estudante em ambas as formas e fomenta a participação de atletas universitários em competições.

Esportes na UNINASSAU

Todos os anos, a UNINASSAU realiza seletivas esportivas, onde selecionam novos atletas para as diversas equipes e modalidades oferecidas na instituição.

"Dentro do Grupo Ser Educacional, no qual a UNINASSAU faz parte, são várias modalidades, onde procuramos através das seletivas anuais, selecionar novos atletas e novos talentos para representar nossas unidades nas competições estaduais, nacionais e internacionais. Também oferecemos bolsas de estudo que variam de 50% até 100%", explica Hermógenes Brasil, coordenador de Esportes da UNINASSAU.

Recentemente, o Grupo Ser Educacional conquistou 52 medalhas nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) de 2023, organizados pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU). Este ano, o grupo contou com mais de 660 atletas participando da competição. A UNINASSAU Recife foi o grande destaque da delegação, conseguindo 29 pódios, sendo 14 ouros, seis pratas e nove bronzes.

UNINASSAU/Divulgação

Equipe de Free Fire da UNINASSAU Recife comemorando o título - UNINASSAU/Divulgação

"A cada ano que passa, os JUBs ficam mais competitivos, com equipes de todo país com uma qualidade técnica imensa. Isso mostra o quanto o desporto universitário é importante para o esporte brasileiro. Fico feliz de ver o crescimento dos jogos. Todos os anos são incluídas modalidades novas, assim buscando atender ao máximo todos os atletas das diversas modalidades e categorias", afirma Hermógenes Brasil.

Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2023 aconteceram em Joinville (SC), entre os dias 10 e 21 de outubro, e receberam mais de cinco mil participantes de todas as partes do Brasil. Os atletas disputaram 21 modalidades durante 14 dias de competição. Ao todo, 320 instituições de ensino superior participaram e todas as 27 federações universitárias do país foram representadas.

Sobre o desempenho dos atletas da UNINASSAU nas competições, o coordenador de Esportes da UNINASSAU completa: "Falando em estadual, apenas em 2023, nossas equipes conquistaram todos os títulos importantes. Em nível nacional, são diversos títulos, com beach soccer feminino sendo tricampeão nacional, vôlei feminino que trouxe o título nos JUBs em Joinville, e-sports ganhou o Brasileiro com o Free Fire, Clash Royale e Valorant.”

“Nosso atletismo conquistou mais uma vez o título nacional em Brasília, em junho. Nosso jiu-jítsu, que pela primeira vez foi incluído nos JUBs, conquistou os títulos no masculino e feminino. Destaque também para o wrestling masculino conquistando o título nacional em Joinville", pontuou.

Equipe de Futsal da UNINASSAU Recife também foi campeã no Festival Internacional de Esportes Universitários, na Rússia.

Investimento

O Ser Educacional investe no setor de esportes universitários oferecendo bolsas de até 100% e já conta com mais de 3.000 alunos bolsistas. Além disso, possui diversos títulos, como o Troféu Eficiência da CBDU em 2010, 2012, 2014, 2021 e 2022 (com a UNINASSAU Recife sendo eleita a melhor do país no desporto universitário). No ano passado, o Grupo somou 100 medalhas, sendo 24 de ouro, 37 de prata e 39 de bronze.

Comentários