HORÁRIO

QUE HORAS COMEÇA O ENEM? Saiba que horas fecha o portão do Enem e até que horas vai o Enem

É importante ter em mente que a organização do Enem é rigorosa quanto ao cumprimento dos horários

Pedro Lima
Pedro Lima
Publicado em 03/11/2023 às 18:11
Noticia
Marcello Casal JrAgência Brasil
Veja o passo a passo de como mudar o local de prova do Enem. FOTO: Marcello Casal JrAgência Brasil

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2023 está se aproximando para 3,9 milhões de participantes, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP).

A prova, que reúne cerca de 180 questões de múltipla escolha, além de uma redação dissertativa-argumentativa, acontece nos próximos dois domingos, 5 e 12 de novembro.

Veja nesta matéria

  • Que horas começa o enem?
  • Que horas fecha o portão do enem?
  • Que horas acaba o enem?
  • Até que horas vai o enem?

Nessa última semana de preparação para a prova, é ideal ter um planejamento cuidadoso para evitar a possibilidade de atrasos nos dias da prova, como: saber o local das provas com antecedência, estabelecer horário e não esquecer de levar o RG e caneta esferográfica preta.

QUE HORAS O PORTÃO FECHA?

É importante ter em mente que a organização do Enem é rigorosa quanto ao cumprimento dos horários, onde os portões serão fechados às 13h.

A aplicação da prova seguirá o fuso horário de Brasília.

O QUE ACONTECE SE CHEGAR ATRASADO NO ENEM?

Caso um participante chegue após o encerramento dos portões, às 13h (horário de Brasília), não será permitido entrar na sala para realizar a prova.

Nos dois dias, o início das provas está marcado para iniciar às 13h30 (de Brasília). Durante o período entre o fechamento dos portões e o início das provas, os candidatos devem permanecer nas suas carteiras e obedecer às instruções do aplicador.

DURAÇÃO DAS PROVAS DO ENEM

No primeiro dia, que acontecerá no domingo, 5 de novembro, o exame terá 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, mais 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da Redação dissertativa-argumentativa.

O exame terá duração total de 5 horas e 30 minutos, sendo concluído às 19h, conforme o horário de Brasília.

No segundo dia de Exame, em 12 de novembro, serão 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, além de 45 questões de Matemática e suas Tecnologias. A prova terá duração de 5 horas, terminando às 18h.

PODE SAIR DA SALA A PARTIR DE QUE HORAS?

Os participantes podem deixar o local de prova a partir das 15h30 (de Brasília), mas não podem levar o caderno de questões. Os candidatos só podem levar o cartão nos últimos 30 minutos.

Os três últimos participantes em cada sala só podem sair juntos e após assinarem a ata de sala.

Entenda como é feito o cálculo da nota do Enem

Comentários