ENEM 2023

REDAÇÃO ENEM 2023: Confira os possíveis temas que poderão cair na redação 2023

Prepare-se da melhor forma e descubra temas que podem aparecer no exame este ano

Nelly Sandra
Nelly Sandra
Publicado em 31/10/2023 às 11:00
Reprodução/ENEM
Descubra quais matérias caem no primeiro dia do Enem FOTO: Reprodução/ENEM

Neste próximo domingo (05/11), estudantes de milhares de partes do país sairão de suas casas para fazerem a primeira prova do ENEM.

No primeiro dia de prova, serão aplicadas questões de: Ciências Humanas e suas Tecnologias (45 perguntas), Linguagens, Códigos e suas tecnologias (45 perguntas) e a Redação.

Possíveis temas da Redação do ENEM 2023

Uma das coisas que mais aflige os estudantes que irão prestar a prova, a nota da redação possui grande valor para quem deseja entrar em uma universidade seja federal ou privada.

Sabendo que o tema proposto será algo relacionado a ordem social, científica, cultural ou política, separamos alguns possíveis temas da Redação Enem 2023 abaixo.

Veja também: Saiba como será o novo Enem

Confira os possíveis temas da redação do ENEM

As manifestações de violência constantes nos estádios de futebol no Brasil

Conhecidos mundialmente pela sua paixão por futebol, os brasileiros por muitas vezes não conseguem acompanhar as partidas de seus times do coração pelo alto índice de violência nos estádios.

As dificuldades para concretização da doação de órgãos no país

A doação de órgãos ou tecidos corporais é um ato onde um pessoa decide ser doadora após seu falecimento, algo que precisa ter a permissão assinada pelo individuo ou parentes que confirmem a sua decisão em vida.

Mesmo o Brasil possuindo o maior programa público de transplante de órgãos, tecidos e células do mundo, o número de pessoas que estão na lista de espera para receber o órgão ainda é grande.

Os desafios do uso diário da inteligência artificial

A Inteligência Artificial ou simplesmente IA, é um avanço tecnológico que permite que sistemas com uma inteligência similar à humana possam ajudar nas atividades diárias como: Alexa, Siri, ChatGPT entre outros.

Mas questão principal é: até onde podemos usar está ferramenta e como iremos daqui para frente a autonomia de tomarmos decisões de forma independente.

Informações: Portal Descomplica**

Entenda como é feito o cálculo da nota do Enem