O Enem 2023, que é considerado o principal meio de entrada ao ensino superior em todo o território brasileiro, será realizado nos dias 5 e 12 de novembro.
Na primeira jornada do exame, a tarefa primordial dos alunos será a elaboração da redação do Enem, a única avaliação subjetiva do teste.
Alcançar uma classificação satisfatória na redação é de extrema relevância para os concorrentes, uma vez que as pontuações destinadas a essa prova oscilam de zero a mil.
Continue lendo esse texto para descobrir as habilidades demandadas na redação do Enem 2023, além de receber sugestões sobre como dar início a uma redação.
Avalia-se a redação do Enem com base em cinco aptidões, cada qual com valor de 200 pontos:
Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das diversas áreas do saber para desenvolver o tema, respeitando a estrutura do texto dissertativo-argumentativo;
Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Competência 4: Exibir conhecimento dos elementos linguísticos necessários à construção do argumento.
Competência 5: Formular sugestão de intervenção para a problemática apresentada, respeitando os princípios dos direitos humanos.
Após a aplicação da prova, cada avaliação é submetida à análise de dois avaliadores distintos. Caso haja discrepância superior a 100 pontos na nota total ou a mais de 80 pontos em relação a alguma das aptidões, o texto é encaminhado a um terceiro avaliador.
Persistindo a discordância após essa terceira análise, a redação é direcionada a um comitê composto por três professores, responsáveis pela nota final do participante.
Diversas abordagens podem ser adotadas ao começar uma redação dissertativa-argumentativa. Portanto, é imprescindível para o estudante inscrito no Enem 2023 ter em mente uma maneira de introduzir o tópico de modo claro e atrativo para o avaliador.
Uma tática eficaz para o início da redação do Enem é incorporar um conhecimento externo relacionado ao tópico do texto já no início do primeiro parágrafo, o que já se traduzirá como um domínio da área do conhecimento, conforme exigido pela competência 2.
O conhecimento externo pode se tratar de um evento histórico, uma citação ou até mesmo uma alusão à cultura pop (filmes, literatura, séries, música etc).
A seguir, são apresentadas algumas recomendações de como dar início a uma redação, extraídas do portal Super Vestibular:
Os estudantes inscritos no Enem que almejam sentir-se preparados para desenvolver a redação devem manter-se atualizados quanto a questões atuais.
A seguir, elencam-se potenciais assuntos a serem abordados na redação do Enem 2023, com informações do portal Brasil Escola: