empreendedorismo na educação

Como a educação empreendedora pode ajudar estudantes dentro da sala de aula? Conheça benefícios adquiridos por meio da educação empreendedora

O empreendedorismo na educação tem sido uma luz guia para os jovens e adultos que almejam trilhar caminhos de sucesso e fazer a diferença em suas vidas e na sociedade

Bruna Oliveira
Bruna Oliveira
Publicado em 15/09/2023 às 18:03
COOKIE_STUDIO/FREEPIK
O empreendedorismo na educação prepara indivíduos para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo FOTO: COOKIE_STUDIO/FREEPIK

Tendo o objetivo de oferecer um futuro promissor e repleto de oportunidades, o ensino de educação empreendedora tem se tornado uma peça-chave na formação dos jovens cidadãos.

Isso acontece porque o mundo diariamente tem se transformado em um cenário dinâmico e desafiador.

Nesse aspecto, o empreendedorismo na educação tem desempenhado o papel de capacitar esses estudantes. 

Continue lendo este texto e entenda melhor o que é educação empreendedora e conheça seus benefícios.

EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA

Empreendedorismo na educação é um conceito educacional que vai além dos padrões tradicionais de ensino.

Seu propósito é estimular e desenvolver habilidades essenciais para o empreendedorismo, como pensamento crítico, criatividade, liderança, resiliência e habilidades financeiras.

Ao incorporar esse enfoque em escolas e instituições de ensino, a educação empreendedora busca capacitar os estudantes a identificar oportunidades, inovar, assumir riscos calculados e transformar ideias em projetos práticos.

BENEFÍCIOS DO EMPREENDEDORISMO NA EDUCAÇÃO

1. Criatividade e inovação

A educação empreendedora estimula a criatividade e a capacidade de inovar. Os estudantes aprendem a pensar fora da caixa, a encontrar soluções para problemas e a transformar ideias em projetos práticos.

2. Estímulo ao empreendedorismo

Uma sociedade que valoriza e incentiva o empreendedorismo tende a ser mais inovadora e dinâmica.

A educação empreendedora contribui para criar uma cultura empreendedora e fomentar o surgimento de novos negócios e ideias.

3. Criação de empregos

Os empreendedores muitas vezes se tornam empregadores, criando novos postos de trabalho e contribuindo para a redução do desemprego.

CITE REALIZA PALESTRA SOBRE EMPREENDEDORISMO NA EDUCAÇÃO

O empreendedorismo na educação vai ser debatido durante o XIX Congresso Internacional de Tecnologia na Educação (CITE).

Ao todo, o evento conta com 51 palestras, 7 oficinas e 5 prosas/mesa redonda com nomes importantes do cenário Educacional do Brasil e do mundo.

Quem participar, ainda vai ter acesso a apresentações culturais, Ideathons, Salão de Empreendedorismo (estandes virtuais para a comercialização de serviços e produtos educacionais) e ao Espaço do Conhecimento (programação dedicada à disseminação e compartilhamento de trabalhos acadêmicos).

O CITE acontece nos dias 20, 21 e 22 de setembro de 2023, no Recife, em Caruaru e em Petrolina. Clique aqui para se inscrever.