ensino médio

O que é Ensino Médio profissionalizante? Entenda como ele ajuda os alunos na sala de aula

Conheça dinâmicas para alunos do Ensino Médio e saiba como está a situação do Ensino Médio no Brasil

Bruna Oliveira
Bruna Oliveira
Publicado em 30/08/2023 às 23:09
WAYHOMESTUDIO/FREEPIK
É importante que alunos aprendam sobre educação empreendedora FOTO: WAYHOMESTUDIO/FREEPIK

O Ensino Médio profissionalizante, também conhecido como Ensino Médio técnico ou Ensino Médio integrado, é uma modalidade de ensino que combina a formação geral do Ensino Médio com a formação profissional específica em uma determinada área de atuação.

Nesse modelo de ensino, o estudante tem a oportunidade de adquirir habilidades e conhecimentos tanto na área acadêmica tradicional, como matemática, ciências, línguas, história, entre outras, quanto em uma área profissional específica, como eletrônica, mecânica, informática, entre mais possibilidades.

O objetivo principal do ensino médio profissionalizante é proporcionar ao estudante uma formação mais completa e voltada para o mercado de trabalho.

Assim, ao concluir essa etapa de ensino, o aluno estará apto a ingressar no mercado de trabalho em uma área técnica específica ou, caso deseje, prosseguir seus estudos em cursos superiores relacionados à sua formação técnica.

Continue lendo esse texto para conhecer dinâmicas para alunos do Ensino Médio e saber como está a situação do Ensino Médio no Brasil.

ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE NO BRASIL

Algumas instituições no Brasil oferecem o Ensino Médio profissionalizante aos alunos, sendo mais comum os estudantes adquirirem conhecimento escolar durante um turno e fazer o curso profissionalizante em outro.

MAS AFINAL, COMO FICA O ENSINO MÉDIO?

A situação do Ensino Médio vai ser pauta na palestra Mas Afinal, "Como Fica o Ensino Médio?" que vai ser realizada pela presidente executiva e fundadora do Todos pela Educação, Priscila Cruz, durante o XIX Congresso Internacional de Tecnologia na Educação (CITE).

Ao todo, o evento conta com 51 palestras, 7 oficinas e 5 prosas/mesa redonda com nomes importantes do cenário Educacional do Brasil e do mundo.

Quem participar, ainda vai ter acesso a apresentações culturais, Salão de Empreendedorismo (estandes virtuais para a comercialização de serviços e produtos educacionais) e ao Espaço do Conhecimento (programação dedicada à disseminação e compartilhamento de trabalhos acadêmicos).

O CITE acontece nos dias 20, 21 e 22 de setembro de 2023, no Recife, em Caruaru e em Petrolina. Clique aqui para se inscrever.