NOVO ENSINO MÉDIO

Carga horária Novo Ensino Médio: Nova carga horária começa a valer a partir de hoje, 30/08? Veja últimas notícias sobre a reforma do Ensino Médio

O Novo Ensino Médio aumenta a carga horária das escolas, muda a distribuição de disciplinas no currículo e possibilita que os alunos escolham em quais áreas vão se aprofundar.

Bruna Oliveira
Bruna Oliveira
Publicado em 30/08/2023 às 0:50
KATERINA HOLMES/PEXELS
Veja nova carga horária do ensino médio FOTO: KATERINA HOLMES/PEXELS

Com futuro indefinido, o Ensino Médio tem sido motivo de debates nos últimos meses em todo Brasil.

Isso porque o Ministério da Educação (MEC) propôs mudanças no Novo Ensino Médio e, desde então, o tema vem sendo pauta de muitos debates.

Para avaliar o que vinha sendo implementado nas escolas, do dia 9 de março até 6 de julho, a pasta abriu uma consulta pública sobre o Novo Ensino Médio. 

É importante ressaltar que  Novo Ensino Médio começou a valer em 2017 e, desde 2022, estava sendo gradativamente implantado em todas as instituições de ensino públicas e privadas até ter sido suspenso pelo MEC em abril.

O modelo de ensino possibilitava que estudantes escolhessem em quais campos desejam se aprofundar mais, modificando a distribuição de matérias no currículo e ampliando a carga horária das escolas.

Para que isso pudesse ocorrer, o número de aulas da formação básica era reduzido.

Porém a implementação dessas mudanças passou a ser alvo de críticas quanto ao seu impacto no cotidiano dos alunos.

Diante desse cenário, o MEC se pronunciou sobre as mudanças que deseja implementar no Novo Ensino Médio no último 7 de agosto.

No entanto, uma nova reunião, que ocorreu nessa segunda-feira (28), pode mudar o rumo das mudanças feitas pelo MEC.

Mas afinal, o Novo Ensino Médio vai ser revogado? Continue lendo este texto para ter acesso às últimas notícias sobre o tema.

SITUAÇÃO ATUAL DO ENSINO MÉDIO 

A princípio, um aumento da carga horária para a formação básica dos estudantes foi proposto pelo Ministério da Educação, totalizando 2,4 mil horas.

No currículo, a mudança contempla a ampliação para 80% da carga horária curricular em relação a um conjunto de disciplinas comuns; anteriormente, apenas 60% das horas eram dedicadas a áreas compartilhadas.

Com o intuito de apresentar uma proposta unificada para o novo Ensino Médio, o ministro da Educação, Camilo Santana, almeja encaminhar o documento ao Congresso até o mês de setembro.

As áreas de conhecimento comum a serem cursadas por todos os estudantes propostas pelo ministério são inglês e espanhol (alternativamente), arte, educação física, literatura, história, sociologia, filosofia, geografia, química, física, biologia e educação digital.

Atualmente, as disciplinas obrigatórias contemplam apenas português, matemática, educação física, arte e filosofia.

O MEC propôs que seja vedado a educação a distância para o curso dessas disciplinas básicas.

A partir das disciplinas de curso comum, o estudante passaria ter duas, ao invés das quatro atuais, opções de percursos de aprofundamento: linguagens, matemática e ciências da natureza; e linguagens, matemática, e ciências humanas e sociais; além da formação técnica e profissional.

No entanto, nessa segunda-feira (28), o Ministério da Educação (MEC) realizou uma reunião com representantes de secretários de educação, professores, estudantes e conselhos estaduais, durante a qual optou por modificar parte da proposta referente ao novo Ensino Médio que havia sido exposta no começo do mês.

Haverá uma redução na carga horária da formação básica, que inclui matérias como Português, Matemática, História e Biologia, para os alunos matriculados em cursos técnicos, em comparação com os demais estudantes.

De acordo com informações obtidas pelo Estadão, a formação geral básica será composta por 2400 horas, enquanto a formação específica abrangerá 600 horas.

A exceção se aplica ao itinerário formativo associado à educação técnica e profissional, no qual serão destinadas 2100 horas para o conteúdo básico e 900 para o conteúdo específico.

 

Prevê-se que o Projeto de Lei, contendo o texto relativo ao novo ensino médio, seja finalizado nesta semana para ser encaminhado ao Congresso.

 

 

 

 

MAS AFINAL, COMO FICA O ENSINO MÉDIO?

A situação do Ensino Médio vai ser pauta na palestra Mas Afinal, "Como Fica o Ensino Médio?" que vai ser realizada pela presidente executiva e fundadora do Todos pela Educação, Priscila Cruz, durante o XIX Congresso Internacional de Tecnologia na Educação (CITE).

Ao todo, o evento conta com 51 palestras, 7 oficinas e 5 prosas/mesa redonda com nomes importantes do cenário Educacional do Brasil e do mundo.

Quem participar, ainda vai ter acesso a apresentações culturais, Ideathons, Salão de Empreendedorismo (estandes virtuais para a comercialização de serviços e produtos educacionais) e ao Espaço do Conhecimento (programação dedicada à disseminação e compartilhamento de trabalhos acadêmicos).

O CITE acontece nos dias 20, 21 e 22 de setembro de 2023, no Recife, em Caruaru e em Petrolina. Clique aqui para se inscrever.

NOVO ENSINO MÉDIO

O novo modelo obrigatório no Ensino Médio para todas as escolas do país, tanto públicas quanto privadas, foi estabelecido por lei. Esta legislação determina um aumento progressivo na carga horária.

Anteriormente, a carga horária mínima era de 800 horas-aula por ano (totalizando 2.400 horas no ensino médio completo). Agora, no novo modelo, a carga horária deverá alcançar 3.000 horas ao final dos três anos

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A partir de 2022, as disciplinas tradicionais foram reorganizadas em áreas do conhecimento, tais como linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas. Essa abordagem visa oferecer uma melhor estruturação curricular e uma visão mais integrada do conhecimento.

Desde o início deste ano, cada estudante passou a ter a possibilidade de personalizar seu próprio ensino médio, selecionando as áreas nas quais deseja se aprofundar, também conhecidas como "itinerários formativos".

Essa inovação no ensino médio tem como objetivo promover um aprendizado mais significativo e alinhado com as aspirações e habilidades individuais dos alunos.

Acredita-se que essa abordagem estimulará a autonomia, a criatividade e a capacidade de pensamento crítico, preparando melhor os estudantes para os desafios do futuro.

Rovena Rosa/Agência Brasil
O Novo Ensino Médio aumenta a carga horária das escolas, muda a distribuição de disciplinas no currículo e possibilita que os alunos escolham em quais áreas vão se aprofundar. - FOTO:Rovena Rosa/Agência Brasil
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